
No e-mail, criminosos dão informações sobre serviços de prevenção contra incêndio e pânico para dar credibilidade às mensagens. Falso e-mail enviado por golpistas para empresa de MT
Corpo de bombeiros
Falso e-mail enviado por golpistas para empresa de MT
Corpo de bombeiros
Golpistas se passaram pelo Corpo de Bombeiros Militar anunciando uma falsa vistoria em empresas de Mato Grosso para roubar dados via e-mails. O golpe tentou induzir as vítimas a clicarem em boletos falsos e links suspeitos para roubar os dados empresariais confidencias. Nesta sexta-feira (30), os bombeiros emitiram um alerta.
Esses e-mails estão sendo enviados em todo o Brasil usando o nome dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados. Por meio dos e-mails, os golpistas chegam a dar informações sobre serviços de prevenção contra incêndio e pânico para dar credibilidade às mensagens.
Na mensagem enviada, eles marcam a data da suposta vistoria, detalhando possíveis irregularidades da edificação e a aplicação de multas que poderão ser aplicadas, com a intenção de que a empresa clique nos links e tenha os dados pessoais e confidencias roubados (veja no exemplo acima).
O Corpo de Bombeiros informou que não utiliza e-mail para comunicações relacionadas a cobranças financeiras, não geram boletos, nem enviam documentos de cobranças durante notificações digitais.
Confira abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude e dicas para não cair em golpes:
Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site oficial dos bombeiros, enviar um e-mail para sstbm@cbm.mt.gov.br ou entrar em contato com a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) pelo WhatsApp (65) 98164-0364 para obter mais informações.