BH e Ipatinga estão entre as 606 cidades sob alerta para chuva em Minas Gerais; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta para chuva em Belo Horizonte e Ipatinga. Outras 604 cidades de Minas Gerais também estão incluídas no alerta, que é válido até a manhã desta quinta-feira (16). O comunicado indica chuvas de até 50 mm/dia, com ventos em torno de 60 km/h.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, decretou estado de emergência por 180 dias após uma forte chuva deixar um rastro de destruição e 10 mortos na cidade. No último domingo (12), o temporal atingiu 204 mm em apenas uma hora só no bairro Betânia. O Corpo de Bombeiros registrou 58 chamados, incluindo bloqueios de vias relacionados à destruição de pistas, desabamentos e riscos de deslizamentos.

As regiões que podem ser afetadas pelas chuvas são: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Campo das Vertentes. (Clique aqui para ver a lista completa).

Situação de emergência

De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado nessa quarta-feira (15), Minas Gerais tem 63 cidades em situação de emergência. Desde o início do período chuvoso, que começou no dia 22 de setembro do ano passado, o estado registrou 26 mortes devido às chuvas. Além disso, ainda segundo o boletim, Minas tem 3.270 pessoas desalojadas e 354 desabrigadas. 

Uma idosa morreu afogada após tentar atravessar um córrego e ser arrastada pela água, nessa segunda-feira (13), no Serro, no Vale do Jequitinhonha. Na cidade de Glaucilândia, no Norte do estado, um homem tentou atravessar uma ponte que não estava apta a travessia, na última sexta-feira (10). Apesar da sinalização, ele forçou a passagem e o veículo foi levado pela força da água. O corpo da vítima foi localizado apenas nessa terça-feira (14), a 4 km do local do acidente.

Outras 10 pessoas morreram durante um temporal em Ipatinga, no último final de semana e uma mulher morreu em Santana do Paraíso, cidade vizinha. Já na Zona da Mata, em Carangola, um homem morreu soterrado no dia 8 e em Tombos, um homem morreu ao tentar atravessar um riacho, a cavalo. Os outros óbitos registrados foram três em Ipanema, dois em Raul Soares, um em Uberlândia, um em Maripá de Minas, um em Coronel Pacheco, um em Nepomuceno, um em Capinópolis e um em Alterosa.

Recomendações durante a chuva ⠀

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

O post BH e Ipatinga estão entre as 606 cidades sob alerta para chuva em Minas Gerais; veja lista apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.