Como o rodízio de veículos funciona? Entenda

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O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores, conhecido popularmente como rodízio de veículos, é uma medida adotada pelo município de São Paulo para controlar o tráfego e minimizar a poluição atmosférica. Apesar de estar em vigor há mais de duas décadas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e acabam infringindo as regras, resultando em multas e pontos na CNH.

O que é o rodízio de veículos e por que foi criado?

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Imagem: mrsiraphol- Freepik

A medida surgiu como resposta ao crescente número de veículos em circulação, agravando congestionamentos e poluição na capital paulista.

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A operação restringe a circulação de veículos em determinados horários do dia, com base no final das placas. A ideia é reduzir a quantidade de automóveis nas vias públicas durante os chamados horários de pico, promovendo maior fluidez no trânsito e diminuindo os níveis de emissão de poluentes.

Como funciona?

O rodízio é aplicado de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, abrangendo o período da manhã, das 7h às 10h, e o período da tarde, das 17h às 20h.

Dia da semana Final da placa Horários de restrição
Segunda-feira 1 e 2 7h às 10h / 17h às 20h
Terça-feira 3 e 4 7h às 10h / 17h às 20h
Quarta-feira 5 e 6 7h às 10h / 17h às 20h
Quinta-feira 7 e 8 7h às 10h / 17h às 20h
Sexta-feira 9 e 0 7h às 10h / 17h às 20h

A fiscalização é realizada por meio de agentes de trânsito e equipamentos eletrônicos, como câmeras de monitoramento.

Onde o rodízio é aplicado?

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Imagem: rorozoa/ Freepik

A restrição ocorre no chamado Centro Expandido, uma área delimitada pelas principais vias da cidade, como:

  • Marginal do Rio Tietê
  • Marginal do Rio Pinheiros
  • Avenida dos Bandeirantes
  • Avenida Salim Farah Maluf
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo

Essa região abrange bairros centrais e áreas com maior fluxo de veículos. Fora desse perímetro, não há restrições relacionadas ao rodízio.

Quem está isento do rodízio?

Nem todos os veículos precisam seguir as regras do rodízio. Os isentos incluem:

  • Veículos de transporte escolar;
  • Táxis e transporte coletivo;
  • Ambulâncias e veículos de emergência;
  • Carros movidos a hidrogênio, elétricos ou híbridos;
  • Veículos utilizados para transporte de pessoas com deficiência, mediante cadastro prévio na Secretaria de Mobilidade e Transportes.

Penalidades por descumprir o rodízio

Conduzir um veículo nos horários e áreas restritos é considerado infração média, conforme o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. Caso o veículo seja flagrado em mais de um período de restrição no mesmo dia, o motorista pode ser multado novamente.

Controvérsias sobre a eficácia do rodízio

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Imagem: khunkorn / Shutterstock.com

Embora o rodízio tenha objetivos claros, ele enfrenta críticas por parte da sociedade e especialistas. Um dos argumentos é que muitos motoristas adquirem um segundo veículo para contornar a restrição. Esses carros, geralmente mais antigos, acabam aumentando a emissão de poluentes, contrariando o propósito ambiental da medida.

Além disso, a restrição pode penalizar quem depende do carro para trabalhar ou estudar, sem oferecer alternativas eficientes de transporte público. Esse é um ponto que levanta debates sobre a necessidade de ampliar investimentos em mobilidade urbana sustentável.

Considerações finais

O rodízio de veículos é uma política pública com intenções claras de melhorar a qualidade do trânsito e do ar em São Paulo. Para evitar transtornos, é essencial que os motoristas estejam atentos às regras e respeitem as determinações. Por outro lado, é necessário continuar discutindo maneiras de aperfeiçoar a medida, tornando-a mais inclusiva e eficaz no enfrentamento dos problemas urbanos.

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