‘Obras intermináveis’: passageiros sofrem com serviço do metrô em BH

Passageiros do metrô de Belo Horizonte vão precisar se adaptar a mais uma mudança no funcionamento do transporte, já que as obras de revitalização do sistema devem alterar a operação a partir do próximo sábado (25). No período de trabalhos, o intervalo entre as viagens nos dias úteis pode chegar a 16 minutos. Com isso, sobram críticas sobre a demora para a conclusão dos trabalhos.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com o Metrô BH, empresa responsável pelo transporte, essa fase da revitalização vai substituir todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens. As obras, até o dia 2 de fevereiro, vão ocorrer de forma ininterrupta na tentativa de agilizar o processo.

No entanto, a demora para a conclusão das obras e a constante alteração nas operações das viagens se tornaram uma dor de cabeça diária na vida de quem depende desse meio de transporte. “É muito ruim para a gente que estuda e trabalha. Eu, por exemplo, não estava sabendo dessa mudança. Tem dia que a gente calcula o trajeto com um tempo de espera, chega lá e acaba atrasando”, disse uma passageira que preferiu não se identificar.

Por conta das intervenções, o embarque, desembarque e outras operações das viagens serão afetadas. Em dias úteis, fora do horário de pico, o intervalo entre os trens será de 16 minutos, com baldeação na estação Carlos Prates. Na estação Lagoinha, o embarque poderá ser feito somente por uma das vias.

Já nos dias úteis, em horários de pico, o intervalo das viagens dobra: dos habituais 8 minutos para 16 minutos, no sentido da estação Central para a estação Eldorado. Já no sentido da estação Vilarinho para a Central, a espera permanece sendo de 8 minutos. Na estação Lagoinha, o embarque poderá ser feito somente por uma das vias. Haverá baldeação na estação Carlos Prates. As empresa ainda alerta: “Da Estação Vilarinho, haverá tanto trens com destino à Estação Eldorado, quanto trens com destino à Estação Central. Os clientes devem observar o letreiro, acima do parabrisa dos trens, antes de embarcar”.

Após o anúncio da mais recente alteração nas redes sociais, usuários criticaram o serviço de transporte, que atende cerca de 100 mil pessoas todos os dias em BH. “Como vocês conseguiram estragar um serviço que estava tão bom? Além de não melhorar em nada, obras que não terminam, preço da passagem lá em cima, trens lotados”, disse um passageiro em postagem nas redes sociais.

“Hoje o metrô parado sem nenhum tipo de aviso, que empresa ruim de jogo”, comentou um segundo. “Está insuportável! Fiquei parada dentro do metrô na estação Calafate quase 40 minutos. Um absurdo”, reclamou uma terceira.

O que diz o Metrô?

O Metrô BH informou que as obras de revitalização são essenciais para garantir a segurança dos usuários. A substituição dos trilhos também deve aumentar o conforto durante as viagens. Segundo a empresa, a intervenção programada para o fim de janeiro é a maior prevista no plano de melhorias. O período foi escolhido devido às férias escolares, que reduzem o volume de passageiros.

Durante o período de obras, profissionais com megafones estarão nas estações para orientar usuários. Comunicação visual física também é disponibilizada, a fim de reforçar o direcionamento de fluxo dos usuários.

“A gente está trabalhando para melhorar o sistema. Estamos falando de um sistema de 40 anos, que precisa de modernização, e essa modernização chegou. Nosso sistema é um sistema complexo e eu não consigo fazer determinadas atividades de madrugada para não impactar os usuários”, explica Frank Ferreira, gerente de Engenharia de Operação e Manutenção do Metrô BH.

“Nós temos que retirar trilhos e isso não é um serviço fácil de se fazer da noite para o dia, precisa de dias para que isso seja finalizado. Então a gente pede paciência aos nosso usuários, porque daqui a dois anos eles estarão trafegando numa linha muito melhor, com trens mais modernos e estações muito melhores”, completa.

Detalhamento da operação do metrô BH

Finais de semana (25/01, 26/01, 01/02, 02/02):

  • Os trens irão circular em uma só via nas estações Calafate, Carlos Prates e Lagoinha.
  • O intervalo entre as viagens será de 24 minutos.
  • Não haverá baldeação.

Dias úteis horários de pico

  • Da Estação Central à Estação Eldorado: o intervalo entre os trens será de 16
    minutos.
  • Baldeação na Estação Carlos Prates.
  • Embarque por uma só via na Estação Lagoinha.
  • Da Estação Vilarinho à Estação Central: intervalo entre trens de 08 minutos.
  • Atenção: Da Estação Vilarinho, haverá tanto trens com destino à Estação Eldorado, quanto trens com destino à Estação Central. Os clientes devem observar o letreiro, acima do parabrisa dos trens, antes de embarcar.

Dias úteis demais horários

  • Intervalo entre os trens de 16 minutos.
  • Baldeação na estação Carlos Prates.
  • Embarque por uma só via na Estação Lagoinha.

Obras da Via Permanente

Segundo a empresa, as obras de revitalização da Via Permanente buscam “entregar ao usuário viagens mais regulares, com menos ruído e mais seguras”.

O projeto começou em novembro de 2023. Em março de 2024, a empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate.  As atividades incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada), além da troca de dormentes de concreto e madeira.

A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027.

Horário habitual: as bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.

O post ‘Obras intermináveis’: passageiros sofrem com serviço do metrô em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.