Oeste de SC em alerta para temporais: quedas de árvores causam danos e interditam BR-282

Uma forte chuva atingiu a região Oeste de Santa Catarina entre a noite de quinta-feira (23) e madrugada de sexta-feira (24). Ainda não há informações de desabrigados ou feridos por conta da tempestade, mas o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para cortes de árvores.

A árvore caiu sobre uma casa em São Miguel do Oeste

A árvore caiu sobre uma casa em São Miguel do Oeste – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Um dos acionamentos ocorreu próximo das 20h em São Miguel do Oeste, onde uma árvore caiu sobre uma casa. No local, os socorristas cortaram os galhos e retiraram o tronco da árvore do local.

Após a remoção, a equipe entrou lonas para a proteção dos móveis e orientou os moradores sobre os cuidados necessários para não ocorrer outros incidentes, pois o telhado poderia estar molhado e liso.

Queda de árvore na BR-282

Outra queda de árvore também mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite de quinta-feira (23) na BR-282, próximo ao município de São Miguel do Oeste.

A árvore obstruía os dois sentidos da rodovia, que foi sinalizada para o corte. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou o controle do trânsito no local.

Outra árvore interditou a BR-282 em SMO temporais

Outra árvore interditou a BR-282 em SMO – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND

Oeste em alerta para temporais

Temporais e chuvas intensas devem continuar até sábado (25) em todo o estado catarinense. Nesta sexta-feira (24) os temporais devem se concentrar no fim da tarde, por conta do calor.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, entre quinta, sexta e sábado, serão dias com altas probabilidades de formação de temporais no estado. “Esses temporais são alimentados pelo alto grau de umidade relativa do ar e a temperatura alta”, diz.

“Ou seja, calor somado à umidade e a pressão atmosférica baixa são os fatores preponderantes para que nós vejamos a formação de temporais”, explica Scheuer, complementando que os fenômenos acabam atingindo um número maior de cidades.

Na sexta-feira (24), tempestades generalizadas são esperadas, com previsão de pancadas de chuva em todos os municípios catarinenses, incluindo a capital, Florianópolis. O acumulado de chuva pode voltar a gerar transtornos, como alagamentos em áreas urbanas.

Conforme Scheuer, as chuvas devem persistir até o sábado (25), quando os impactos mais significativos podem ser observados. “Vale destacar que as planícies do Oeste, são locais que são mais favoráveis [para ocorrência de temporais severos]”, alerta.

A expectativa é de que as condições climáticas melhorem gradualmente após o final de semana, com o afastamento da frente fria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.