Estudo recomenda teles copiarem as big techs por mais receitas

Um relatório da Canalys estima que o mercado para serviços de telecomunicações deve atingir R$ 8,67 trilhões em 2025, com um crescimento anual de 3,7%. Em contraste, a receita de serviços de TI deve alcançar R$ 10,19 trilhões, com uma taxa de crescimento anual de 10,7%.

Essa disparidade ressalta a urgência para que as operadoras de telecomunicações evoluam seus modelos de negócios, incorporando serviços modernos de TI e aumentando suas receitas por meio de estratégias de cross-selling e upselling.

Para a Canalys, grandes operadoras, como China Mobile, NTT, SK Telekom, Telefónica, Vodafone e AT&T, já estão liderando essa transição, transformando-se em “techCos” ao adotar modelos baseados em software e plataformas, com foco em inteligência artificial, big data e serviços em nuvem.

Essa mudança envolve a oferta de serviços de alto crescimento, que podem ser combinados com conectividade de telecomunicações para atender tanto às demandas gerais do mercado quanto às necessidades específicas de setores verticais.

Nesse cenário, os parceiros de canal desempenham um papel crucial como catalisadores da transformação. Distribuidores de serviços de tecnologia e marketplaces, por exemplo, ajudam a curar e personalizar soluções de telecomunicações, oferecendo ferramentas, treinamento e suporte para parceiros, além de expandir o alcance por meio de plataformas digitais.

Já os revendedores de valor agregado combinam serviços de telecomunicações com hardware e software de TI avançados, criando soluções abrangentes que aumentam o valor para o cliente e impulsionam vendas.

Integradores de sistemas e agregadores, por sua vez, permitem projetos de transformação digital em grande escala, integrando serviços de telecomunicações com soluções de TI de nível empresarial, como redes cabeadas e sem fio combinadas com aplicativos, IoT ou capacidades de IA.

Provedores de serviços gerenciados oferecem pacotes completos de serviços de TI e telecomunicações, garantindo qualidade e desempenho consistentes, enquanto fornecedores independentes de software desenvolvem aplicativos compatíveis que agregam valor às plataformas de telecomunicações, melhorando a experiência do usuário e atendendo a novos casos de uso.

A convergência entre TI e telecomunicações é evidente, com parceiros cada vez mais oferecendo pacotes integrados que combinam conectividade com soluções de TI de alto crescimento, como nuvem, IA e segurança cibernética.

De acordo com o relatório, 80% dos parceiros afirmam que frequentemente agrupam conectividade de telecomunicações com soluções de TI, destacando a importância de oferecer soluções abrangentes e integradas para atender às necessidades em evolução dos clientes.

Para impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do cliente e alcançar um crescimento substancial nas vendas, as operadoras de telecomunicações devem otimizar suas parcerias com os canais.

Ao aproveitar os pontos fortes de seus parceiros, as operadoras podem fornecer soluções de ponta a ponta, diversificar fluxos de receita e capitalizar as tendências mais recentes do mercado. Além disso, é essencial que as operadoras explorem ao máximo suas parcerias existentes com hyperscalers e outras grandes empresas de tecnologia, revitalizando suas estratégias de go-to-market e emulando a agilidade e a inovação dessas gigantes.

Segundo o relatório, os parceiros são fundamentais para ajudar as operadoras de telecomunicações a se transformarem em “techcos”, permitindo que operem mais como grandes empresas de tecnologia. Ao formular planos estratégicos com base nas competências de seus parceiros, as operadoras podem capacitá-los a atuar como impulsionadores em sua jornada para operar e performar como grandes empresas de tecnologia.

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