Sesc em Venda Nova acolherá cerca de 70 mineiros deportados dos EUA

O Sesc em Venda Nova, em BH, acolherá cerca de 70 mineiros deportados dos Estados Unidos da América nesta sexta-feira (7), segundo o presidente do Sistema Fecormércio MG, Nadim Donato. A iniciativa é uma demanda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), mas sem custeio do governo mineiro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Conforme Donato, a equipe do Sesc receberá os repatriados diretamente no aeroporto e disponibilizará um ônibus para o transporte dessas pessoas até a unidade de Venda Nova. A hospedagem será de 3 a 10 dias, com café da manhã, almoço e jantar completos. Além disso, os mineiros poderão desfrutar das atividades de lazer disponíveis no local.

Embora não tenha informações sobre o perfil socioeconômico das pessoas, Nadim Donato afirma que a prioridade é ajudar todas as famílias e pessoas neste momento. “Pouco importa se a pessoa é de uma família simples (…). O que interessa para nós é que essas pessoas têm seu valor e nós vamos acolhê-las da melhor maneira possível. Caso necessitem do Sistema ‘S’, nós vamos ajudá-las”, disse.

Mineiros poderão fazer 180 cursos da Fecomércio

Os repatriados também poderão se profissionalizar gratuitamente com os 180 cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além dos que são oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As aulas ocorrerão em Belo Horizonte ou em outras unidades de Minas Gerais, caso a pessoa necessite.

Além disso, a Fecomércio fará uma triagem dessas pessoas para compor um banco de dados, utilizado para conectar trabalhadores e empresários.

Esta é a primeira vez que o sistema oferece apoio aos brasileiros deportados dos EUA, mas Nadim Donato não descarta um próximo auxílio em outras oportunidades. “Eu acho que é uma experiência para nós. O governador Zema pediu que nós apoiássemos pela primeira vez e nós vamos apoiar. Se for necessário, nós não vamos abandonar os mineiros, mas desde que tenha a demanda do governo”, explica.

Voo pousará em Fortaleza e deportados seguirão para Confins

O novo voo com 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos terá um novo trajeto e pousará em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (7). Desses, cerca de 70 seguirão para o aeroporto de Confins. A mudança faz parte das medidas que o Governo Federal vem adotando para assegurar a “dignidade” dos cidadãos.

Em 25 de janeiro, brasileiros denunciaram as condições desumanas que foram submetidos no primeiro voo com deportados dos EUA, como usar algemas e correntes nas pernas. Alguns ainda citaram tratamento degradante, como falta de alimentação adequada e agressões.

O post Sesc em Venda Nova acolherá cerca de 70 mineiros deportados dos EUA apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.