Limpa de estoque! Marcas devem vender carros poluentes até março (e preços podem cair)

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Desde o início de 2025, o mercado automotivo brasileiro enfrenta mudanças significativas com a implementação da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve L8. As novas exigências buscam reduzir as emissões de poluentes dos carros vendidos no país.

Veículos fabricados até o final de 2024 ainda podem ser comercializados até 31 de março de 2025. Durante esse período de transição, os consumidores podem encontrar oportunidades de compra a preços mais acessíveis. As montadoras necessitam adaptar-se rapidamente para atender às novas regulamentações.

Impacto no mercado e estratégias das montadoras

Foto: Shutterstock

As regulamentações do Proconve L8 já resultaram em algumas mudanças estratégicas nas montadoras. O Jeep Renegade, Compass e Commander, equipados com o motor 1.3 turbo da Stellantis, sofreram uma redução na potência. O Fiat Fastback, com o mesmo motor, também foi impactado.

A General Motors, por sua vez, incorporou a injeção direta de combustível nos modelos Tracker e Montana. Com a antecipação das alterações, espera-se que mais atualizações ocorram ao longo do ano para os carros com modelo 2025/2025.

Avanços tecnológicos e novos modelos

No ano passado, a introdução dos modelos híbridos-leves Pulse e Fastback pela Fiat marcou o início das adaptações. As versões Audace e Impetus desses modelos híbridos são as principais respostas à nova regulamentação, que leva em consideração a média de emissões do modelo.

Para o Jeep Renegade, a perda de potência foi generalizada em todas as versões, enquanto o Fastback Abarth manteve a potência devido à inclusão de versões híbridas. Esta abordagem permite equilibrar a média de emissões entre as variantes.

A Hyundai também ajustou seus modelos Creta e HB20 com motor 1.0 turbo. Apesar da presença de injeção direta, houve uma redução de potência ao usar gasolina, de 120 cv para 115 cv. No entanto, o motor 1.0 aspirado do HB20 não perdeu potência.

A nova era das emissões no Brasil

O Proconve L8 estabelece limites mais rigorosos. A partir de janeiro, as emissões de NOx e NMOG foram reduzidas de 80 mg/km para 50 mg/km, com expectativas de chegar a 30 mg/km até 2029. As exigências também abrangem a evaporação de gases do combustível.

Com a implementação dessas novas regras, o setor automotivo brasileiro enfrenta um cenário de profundas transformações. As montadoras precisam inovar e adaptar suas tecnologias para atender às normas ambientais e continuar competitivas no mercado.

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