Chegada da DIGI impulsionou o aumento de ERBs em Portugal a 24%

dplnews ERBs portugal mf10225

Leer en español

O relatório da Anacom de desenvolvimento das redes 5G em Portugal no último trimestre de 2024, destaca a entrada da DIGI Portugal como principal impulsionadora do crescimento da infraestrutura no país em 24% em relação ao trimestre anterior. Precisamente, foram implementadas 13.089 novas ERBs (estações de rádio base); 2.130 só da DIGI.

Isso a coloca como a terceira maior operadora em número de ERBs, ficando atrás da NOS (4.786) e da Vodafone ( 4.611), sendo seguida pela MEO (1.562). E isso se dá, é claro, pela aquisição que a DIGI fez da NOWO, obtendo suas torres e direitos de exploração de espectro.

Tal aquisição a fez crescer mais rapidamente que as outras operadoras já consolidadas, mas o crescimento não se atribui só a isso: a DIGI é conhecida por sua abordagem de ofertas agressivas.

Quanto à cobertura 5G em si, já alcança todos os 308 concelhos de Portugal e 73% das freguesias, embora a densidade de estações varie de região para região. As regiões litorâneas e urbanas, como entre Viana do Castelo e Setúbal e no Algarve, concentram a maior parte das antenas, enquanto algumas áreas do interior ainda apresentam menor cobertura.

dplnews densidade erbs portugal mf10225
Nota: as diferentes imagens não estão à mesma escala. A sobreposição dos pontos, da mesma dimensão, pode dar uma ideia errada do número de estações por operador em relação a outro. Isto acontece sobretudo nas áreas de maior concentração de estações. Crédito: Anacom

As frequências mais usadas para o 5G em Portugal são 700 MHz (maior cobertura) e 3,6 GHz (maior capacidade), com um aumento na utilização da faixa de 2,6 GHz. A Anacom reforça que o investimento na infraestrutura deve continuar, dado o  número maior de antenas que exige o 5G em comparação com tecnologias anteriores. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.