Projeto de ponte é alterado após motoristas passarem ‘raspando’ por estrutura de retorno em SC

O Governo do Estado alterou o projeto de retorno sob a Ponte do Portal, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. A decisão veio após um vídeo, que circulou nas redes sociais no início de janeiro, mostrar diversos veículos passando pelo local e quase “raspando” na estrutura. Quando for inaugurada, a via funcionará em mão única.

Retorno sob ponte entre Guaramirim e Jaraguá do Sul em SC

Projeto de retorno sob ponte é alterado após motoristas passarem ‘raspando’ por estrutura em SC – Foto: Luís Delai/Rádio 105 FM/SIE/ND

Segundo a engenheira e coordenadora da SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade) na região Norte Andréa Roveda, o secretário da pasta solicitou um novo estudo após visita ao local, que ainda está em obras.

“Quando a gente estava ali, várias pessoas pediram para deixar uma única mão e fazer uma faixa exclusiva para bicicletas”, relata a coordenadora. Com base nesses pedidos, o secretário Jerry Comper solicitou uma contagem de tráfego na região.

“E, realmente, a maior parte dos veículos que estava questionando a liberação da passagem inferior era quem vinha de Jaraguá para entrar em direção ao bairro, e também pedestres e ciclistas”, afirma a engenheira.

Como ficará retorno sob Ponte do Portal

O retorno funcionará apenas para quem precisar transitar de Jaraguá do Sul para os bairros. Uma faixa compartilhada para ciclistas e pedestres também foi implementada no local para atender a comunidade.

O sentido contrário para a BR-101, segundo Andréa Roveda, não sofrerá alteração. “Passa um pouco a ponte e faz o retorno. A gente vai intensificar também essa sinalização”, garante a coordenadora.

Relembre caso

Mesmo sem estar liberado para o trânsito, o retorno da Ponte do Portal já era utilizado por diversos veículos entre o final do ano de 2024 e início de 2025. Em vídeo registrado pela equipe da rádio 105 FM, veículos de passeio enfrentam dificuldade para fazer curvas à direita.


Momento que motoristas enfrentam dificuldade para passar por retorno foi registrado em vídeo – Vídeo: Luís Delai/Rádio 105 FM/ND

De acordo com a SIE, a passagem registrada em vídeo é destinada, exclusivamente, para o retorno da comunidade local. “Há um retorno apropriado e já consolidado para todos os tipos de veículos a 300 metros após o local”, explicou a pasta.

Ponte do Portal

O retorno visto na gravação faz parte do projeto de duplicação da BR-280 em uma extensão de 8,9 quilômetros. Somente na nova ponte, os investimentos ultrapassam R$ 9 milhões.

Na parte superior duplicada da estrutura o trânsito já foi liberado no ano passado. A obra deve ser entregue e inaugurada ainda na primeira quinzena de fevereiro.

Jerry Comper explica que faltam pequenos detalhes para a conclusão da duplicação da ponte. “Está praticamente tudo pronto, inclusive a pavimentação da passagem inferior; a drenagem superficial. Faltam alguns ajustes de sinalização e detalhes complementares,” explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.