BR-381 terá dezenas trechos em ‘Pare e Siga’ até o próximo domingo; veja locais

A BR-381 terá dezenas de pontos em sistema de “Pare e Siga” nesta semana, até o próximo domingo (16). As intervenções fazem parte do início das obras da concessionária Nova 381, que assumiu a administração da rodovia, dentro do plano de 100 dias.

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Segundo a empresa, desde Governador Valadares, no km 153, até o km 426, em Caeté, haverá limpeza e recuperação de calhas de drenagem em 30 pontos, nos dois sentidos da pista.

Serão sete pontos de recuperação de pavimento rígido, entre os km 412 e 417, em Nova União, no sentido Bom Jesus do Amparo – Caeté (Leste). Os reparos também abrangem o trecho de Belo Oriente, nos dois sentidos da pista, entre os km 222 e 229.

Intervenções para a sinalização do solo e de placas se concentram próximo à cidade de Antônio Dias, entre os km 285 e 287, nos dois sentidos.

O tráfego funcionará em “Pare e Siga” em todos os trechos com obras, com fluxo direcionado para uma faixa, em sentidos alternados.

A empresa recomenda quem motoristas reduzam a velocidade, atentem-se à sinalização e aos comandos de homens-bandeiras e aos comandos de parada. Em caso de chuva, o cronograma de reparos poderá sofrer alterações.

Plano de 100 dias da BR-381

Após vencer leilão em agosto de 2024, a Nova 381 deu início a intervenções com reparos de ponte e pavimento e reforço na iluminação. O conjunto de trabalhos integra o Plano de 100 Dias, apresentado ao Ministério dos Transportes. A concessão da BR-381/MG exige investimentos de R$ 9 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. 

Ações imediatas na BR-381

Conforme o Plano de 100 dias, estão entre as primeiras intervenções:  

  • Ações de correção na ponte “Torta”, localizada em João Monlevade 
  • Recuperação das sinalizações horizontal e vertical ao longo da estrada
  • Roçada e limpeza da faixa de domínio
  • Operação tapa buraco 
  • Limpeza de galerias
  • Limpeza da drenagem
  • Roçagem da faixa de domínio 
  • Revitalização dos guardrails

Conforme planejamento, a partir de agosto de 2025, começa a operar o serviço de guinchos e ambulâncias da concessionária e o usuário passará a contar com um sistema permanente de monitoramento, inspeção de tráfego, apoio na rodovia, resgate e atendimento pré-hospitalar. Também será disponibilizado atendimento telefônico para informações sobre a rodovia e bases avançadas de apoio ao usuário. 

Já ao longo dos próximos anos, o projeto de concessão da rodovia mineira prevê a duplicação de 106 quilômetros de pistas; construção de 83 quilômetros de faixas adicionais; correção de 51 pontos críticos no traçado; instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras três, além da instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

O trecho da rodovia que passou à administração da Nova 381 tem 303,4 quilômetros e vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, atravessando 21 cidades. A estrada é considerada uma das mais perigosas do Brasil, devido à alta sinuosidade do traçado e um histórico de manutenção com investimentos aquém do necessário. 

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