Samu recebe Moção de Aplausos da Câmara por estratégia de descentralização das ambulâncias


Uma das ambulâncias fica posicionada no cruzamento das Avenidas Sérgio Henn e Moaçara, bairro Diamantino, próximo ao Hospital Regional, para facilitar acesso aos bairros. Profissionais lotados no Samu receberam Moção de Aplausos na Câmara Municipal
Ascom Semsa / Divulgação
Na sessão de quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Santarém concedeu Moção de Aplausos ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em reconhecimento à estratégia de descentralização das ambulâncias na área urbana. A iniciativa, colocada em prática desde semana passada, visa agilizar os atendimentos de emergência, garantindo que a população receba atendimento de forma mais rápida e eficiente.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A estratégia consiste no seguinte: uma equipe permanece na base do Samu, uma ambulância fica posicionada no cruzamento das Avenidas Sérgio Henn e Moaçara, bairro Diamantino, próximo ao Hospital Regional, onde o fluxo de veículos é intenso e também pela facilidade de acesso aos bairros no entorno, inclusive os da grande área da Nova República e da região da Curuá-Una.
Para ampliar ainda mais a cobertura do serviço, a terceira equipe que utiliza duas motolâncias foi alocada na Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Salvação, para atender as grandes áreas do Santarenzinho e Maracanã.
O vereador, autor da Moção, Urias Pingarilho (MDB) destacou que a estratégia de descentralização das ambulâncias e motolâncias, implementada há uma semana, já está mostrando resultados significativos na redução do tempo de espera para atendimentos.
“Essa iniciativa tem sido fundamental para melhorar a agilidade nas respostas a emergências, como acidentes e casos de violência, beneficiando diretamente a população de Santarém. A otimização do deslocamento das ambulâncias é um passo importante para garantir que os cidadãos recebam o atendimento necessário de forma rápida e eficaz”, mencionou o parlamentar.
O coordenador do Samu, enfermeiro Júlio Laurido, expressou que o reconhecimento da Câmara de Vereadores é uma importante manifestação daqueles que representam a população que depende dos serviços de emergência.
Motolâncias também são utilizadas pelo Samu para otimizar atendimento aos pacientes
Ascom Semsa / Divulgação
“A descentralização das ambulâncias é uma medida importante, especialmente em uma cidade em crescimento como Santarém, onde o tempo de resposta pode ser crucial em situações de emergência. Com a distribuição estratégica em pontos que dão acesso às áreas de bairros bastante populosos e onde o trânsito é intenso, o SAMU consegue atender a demanda de forma mais eficaz, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade do serviço prestado à comunidade,” assegurou o enfermeiro Júlio Laurido.
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, disse que a Moção de Aplausos não apenas reconhece o esforço da equipe, mas, também, evidencia a demanda da população de Santarém por um atendimento ágil e eficiente.
“Esse reconhecimento da Câmara não só valoriza o trabalho do Samu, mas, também, enfatiza a necessidade de investimentos em serviços de emergência e saúde, que são fundamentais para o bem-estar da comunidade”, ressaltou Irlaine.
Atualmente, o Samu é composto por três equipes, com três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três condutores de ambulância e um médico, por plantão. Ao todo são 56 “samuzeiros”.
Em casos de urgência, você pode chamar o Samu pelo número 192 ou pelo telefone (93) 99191-1192.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.