Citroën Basalt Live 1.0 tem consumo revelado; mas chegada é incerta

Versão tem acabamento mais simples e lista de equipamentos de conveniência segurança reduzida

O Citroën Basalt Live 1.0 tem consumo revelado na tabela do Programa de Etiquetagem Brasileiro (PBEV) conforme bem notado pelos colegas da Auto Esporte. No entanto, apesar de estar pronta e devidamente homologada, sua chegada segue incerta. 

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Em junho, quando revelamos que o SUV Coupé teria versões 1.0 Firefly, chegamos a flagrar um protótipo da versão. Já em novembro, publicamos imagens do Basalt Live 1.0 sem camuflagem

Citroën Basalt Live
Foto | Anônimo/Autos Segredos

De acordo com a Tabela do Inmetro, o Basalt Live 1.0 abastecido com etanol faz médias de consumo de 9,3 km/l rodando na cidade e 10,2 km/l em estrada quando abastecido com etanol. Já com gasolina, as médias ficam 13 km/l em ciclo urbano e 14,6 km/l em trajeto rodoviário.

O Citroën Basalt Live tem motor 1.0 Firefly entrega potência 71 cv a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas.

O Autos Segredos apurou que há até unidades do Citroën Basalt Live 1.0 emplacadas no Brasil. Aliás, é bem provável que essas unidades emplacadas devam ir para leilão, caso não sejam escrapiadas. 

Citroën Basalt Live 1.0 tem consumo revelado; mas chegada é incerta
Foto | Sinesp/Reprodução – Desde setembro de 2024 há unidades do Basalt Live 1.0 emplacadas

Se a Citroën não lançar o Basalt Live 1.0 oficialmente e as unidades emplacadas forem destinadas a leilões, teremos futuras moscas brancas envolvendo SUV Coupé. 

A versão Live do SUV Coupé tem visual bem simplificado, com maçanetas e retrovisores recebendo acabamento em preto. Já as molduras dos para-lamas foram suprimidas, assim como as rodas de liga leve que foram trocadas por unidades de aço, calçadas com pneus de medidas 205/60 R16.

O Basalt Live deve contar com o mesmo quadro de instrumentos do C3. Entre os itens de série, a nova versão de entrada do SUV Coupé deve sair de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos, central multimídia, entre outros itens.

Foto | Marcelo Jabulas/AutoPapo

Já na lista de segurança, o Citroën Basalt Live 1.0 deve contar somente com os airbags frontais, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, entre outros itens.

O Citroën Basalt 2025 tem 4,34 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de distância de entre-eixos. O porta-malas leva até 490 litros de bagagens.

O vão livre em relação ao solo do SUV Coupé é de 18 centímetros. O ângulo de entrada fica 20,5° e o de saída fica em 28°.

Foto principal | Anônimo/Autos Segredos

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Confira nossa avaliação com o Citroën Basalt Shine Turbo 200:

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