Mulher morre em carro durante enchente; SP chega a 21 óbitos

Chuva deixa ruas alagadas em CaieirasReprodução/Arquivo pessoal

As fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo desde o início da Operação Verão já resultaram em 21 óbitos e deixaram duas pessoas desaparecidas. Ao Portal iG, o Corpo de Bombeiros confirmou que um veículo foi arrastado pela enxurrada na Avenida General Edgar Facó. Populares encontraram uma mulher dentro do carro durante enchente e, apesar apesar das tentativas de reanimação, ela não resistiu e faleceu no local.

Outro caso ocorreu na Avenida Alfredo Ávila, onde uma pessoa foi levada pela correnteza após se jogar em um córrego. O Corpo de Bombeiros realizou buscas no local, mas não a encontrou. As buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (19). 

O acumulado de chuva nas últimas 12 horas foi expressivo em diversas cidades paulistas. Segundo dados do Cemaden e do Inmet, Bertioga registrou o maior volume, com 169 mm de precipitação. Iguape (154 mm), Santos (144 mm) e Guarujá (141 mm) também estão entre os municípios mais afetados.

Tragédia em São Paulo

Durante o temporal, toda a capital entrou em estado de atenção. Foram registrados 18 pontos de alagamento, sendo 14 intransitáveis. Vias como a Marginal Tietê, Avenida Presidente Castelo Branco e Avenida Santos Dumont ficaram completamente inundadas, dificultando a mobilidade na cidade. Além disso, 59 ocorrências de queda de árvores foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo que uma delas atingiu um ônibus na Avenida Tomás Rabelo e Silva, no bairro Brasilândia.

Chuva em SP 🌧️ pic.twitter.com/9lPGRyVzGk

— CarlinhosAniceto (@MOBILIDADECOTIA) February 18, 2025

Cidades afetadas pelo temporal

Além da capital, municípios do interior e do litoral também registraram estragos. Em Franco da Rocha, um deslizamento de terra interditou parcialmente a Rodovia Tancredo de Almeida Neves (SP-332), enquanto uma casa desabou na Avenida Hamilton Prado. Em Sorocaba e Águas de Lindóia, alagamentos tomaram conta de ruas e avenidas, mas a situação já foi normalizada.

Em Bertioga, o Hospital Municipal não suportou o volume de água e teve seu piso térreo alagado. Equipes trabalharam durante toda a noite para limpar o local. Já em São Carlos, 18 quedas de árvores foram registradas, além do transbordamento de um córrego, que resultou em bloqueios temporários.

Como fica o tempo hoje

Nesta quarta-feira (19), o dia começou com sol entre nuvens em grande parte do estado de SP. O dia será marcado por sensação de calor e abafado em todo o território com temperaturas mais elevadas. Devido ao calor e a passagem de uma frente fria no oceano, há previsão para chuvas com momentos de tempestade e presença de raios em todo o estado ao longo do período da tarde. Os modelos indicam maior precipitação no litoral sul e Vale do Ribeira. Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção às áreas de risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.