Justiça condena empresa de blumenauense que usou dados sigilosos de antigo local de trabalho para abrir próprio negócio

empresa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) manteve a condenação de uma empresa de automação industrial de Timbó por concorrência desleal. A decisão foi tomada após a comprovação de que um ex-funcionário de uma empresa de Blumenau utilizou informações sigilosas e imagens de projetos da antiga empregadora para captar clientes na região do Vale do Itajaí.

A sentença determinou o pagamento de R$ 20 mil por danos morais, além da remoção de imagens utilizadas indevidamente pela empresa condenada. Também foi estipulada multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial.

Funcionário abriu a própria empresa

O ex-funcionário, que abriu a própria empresa enquanto ainda trabalhava para a antiga empregadora, foi acusado de se apropriar de dados estratégicos e ofertar serviços a clientes já consolidados da empresa lesada. Apesar de recorrer da decisão, a empresa de Timbó teve o recurso negado pelo TJ-SC, que manteve a condenação.

“É incontroverso que a apelada foi surpreendida pela atitude ardilosa de um dos sócios da recorrente, o qual, enquanto ainda era empregado daquela, veio a constituir uma empresa do mesmo ramo de atividade (automação industrial) e, valendo-se de dados confidenciais, conhecimentos técnicos internos e contatos comerciais os quais tinha por dever funcional não utilizar para benefício próprio ou de terceiros, chegou a oferecer seus produtos para um cliente seu já consolidado, o que inclusive acarretou a demissão por justa causa do funcionário”, destacou o relator.

Mesmo sem registro formal dos projetos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o tribunal entendeu que a reprodução não autorizada do material e a captação de clientes prejudicaram a reputação da empresa original.

Leia também:
1. Conheça o menino superdotado de Blumenau que entrou na maior sociedade de alto QI do mundo
2. GRAVE – Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição em Indaial
3. Cervejaria Blumenau reestrutura equipe mirando competitividade no mercado
4. Polícia Federal encontra mineração ilegal no Alto Vale do Itajaí
5. Mulher que sofreu golpes de tesoura em Gaspar segue em estado grave


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições:

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

The post Justiça condena empresa de blumenauense que usou dados sigilosos de antigo local de trabalho para abrir próprio negócio appeared first on O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.