Rota Uva e Vinho Paraná: enoturismo é valorizado no estado

A produção de vinhos e criação de uvas no Paraná tem ganhado destaque. O Governo do Estado vem elaborando uma Rota Uva e Vinho Paraná, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O objetivo é valorizar produtoras no estado e promover o enoturismo, ou seja, turismo ligado ao universo dos vinhos.

Um mapa digital está sendo elaborado para facilitar o contato com diferentes propriedades, vinhedos e vinícolas. O roteiro agregará informações relevantes, como onde estão localizadas, características de produções e que atrações poderão se aproveitadas pelo público. Relatos históricos e descrições regionais enriquecem os dados e a experiência dos visitantes.

O programa Revitis vem desde 2019 estruturando a cadeia produtiva da uva de forma a apoiar a produção, industrialização, comercialização e o turismo na área. A Rota Uva e Vinho Paraná vem coroar os esforços até agora desenvolvidos no sentido de dar visibilidade às propriedades que oferecem serviços de turismo ligados à vitivinicultura, fornecendo uma ferramenta moderna e eficiente aos turistas que visitam nosso Estado”, comenta o coordenador do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), Ronei Andretta.

Números

A criação da rota vai de encontro aos números expressivos recentes. O Valor Bruto de produção (VBP) da uva no Paraná foi de R$ 261,7 milhões em 2023. Isso é referente a 45,8 mil toneladas dessa fruta. Marialva foi a cidade paranaense que mais produziu uva naquele ano. Só essa cidade produziu mais de 10 mil toneladas.

Capital Paranaense do Vinho

A rota já conta com uma parada obrigatória: a capital paranaense do vinho. A cidade de Bituruna, no Sul do estado, traz influência da colonização italiana e de migrantes gaúchos. Essa confluência resulta em uma região dedicada ao plantio de uva e produção vinícola. O que estimula ainda o turismo e a gastronomia, que viram fonte de renda da população local. Bituruna conseguiu, inclusive, uma Indicação Geográfica (IG), o que valoriza a tradição local e destaca de forma até internacional a produção. A indicação foi concedida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para o vinho fabricado com a uva do tipo “Casca Dura”. O reconhecimento foi coletivo, para a Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi).

Turismo Rural

A Rota Uva e Vinho Paraná é uma ação do Governo do Paraná que incentiva o turismo rural por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Outras importantes rotas no estado celebram o turismo gastronômico, como a Rota do Queiro Paranaense. A criação de rotas turísticas que envolvam produtores locais estimula a economia e impulsiona o turismo de forma criativa. Isso resulta na criação de novos e inovadores atrativos em diferentes localidades, que atraem pessoas de outras cidades do Paraná e também de outros estados.

Os produtores que desejam participar da Rota Uva e Vinho Paraná podem cadastrar um formulário virtual no site do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

O post Rota Uva e Vinho Paraná: enoturismo é valorizado no estado apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.