Próximos carros poderão vir com airbag para joelhos e pés

Desde 2014, todos os carros no Brasil contam com airbags frontais como item de série. No entanto, a segurança veicular continua a evoluir.

A ZF Lifetec introduziu recentemente uma solução inovadora chamada Active Heel Airbag, focada em proteger os pés dos ocupantes durante colisões. Essa tecnologia pode se tornar uma adição importante aos sistemas de segurança existentes.

Muitas montadoras, como a Toyota, já utilizam airbags para joelhos em modelos como o Yaris e o Corolla. Esses sistemas complementam o cinto de segurança e o airbag frontal, distribuindo a energia do impacto.

Contudo, com os assentos ajustados para posições mais confortáveis, os pés ficam mais afastados dos suportes, aumentando o risco de lesões.

Para mitigar esse risco, a ZF Lifetec desenvolveu o Active Heel Airbag. Esse dispositivo proporciona um ponto de impacto estável no calcanhar, minimizando lesões.

Mesmo com assentos recuados, o airbag garante suporte adequado, essencial para uma proteção eficaz dos joelhos e das pernas.

Benefícios do Active Heel Airbag

Foto: Reprodução/ZF Lifetec

Em colisões, é crucial ter um ponto de apoio estável para os pés. Nos assentos tradicionais, o assoalho do veículo já oferece esse suporte.

No entanto, quando os assentos são ajustados para trás, a eficácia pode ser comprometida. O Active Heel Airbag foi criado para resolver essa deficiência.

Testes indicam que a ausência de um suporte adequado para o calcanhar impede que o joelho atinja o airbag em um ângulo seguro, o que resulta em maior risco de lesões nos membros inferiores.

Com o novo airbag, a trajetória do joelho é controlada, transferindo a energia do impacto de forma eficiente para a estrutura do veículo.

Versatilidade e aplicação futura

A instalação do Active Heel Airbag é prática, pois ele pode ser incorporado ao espaço dos pés sem ocupar espaço adicional.

Em caso de acidente, ele infla sob o carpete, proporcionando estabilidade ao calcanhar. Além disso, sua adaptação a diversos modelos de automóveis é possível.

Essa tecnologia oferece potencial de aplicação tanto para passageiros quanto para motoristas. No futuro, durante viagens com direção assistida, o airbag será ativado automaticamente, criando uma superfície de contato homogênea na área dos pedais, reduzindo os riscos de lesões por torção dos pés.

A caminho do futuro automotivo

A partir de 2028, fabricantes poderão integrar o Active Heel Airbag em configurações de assentos com posições de conforto estendidas.

Essa inovação representa um avanço significativo na segurança automotiva, destacando-se como uma solução eficaz e adaptável para proteger os ocupantes de veículos em todo o mundo.

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