Cemig intensifica inspeções na rede elétrica e reforça medidas de segurança para o Carnaval

A Cemig está realizando inspeções na rede elétrica e reforçando medidas de segurança para garantir um Carnaval sem acidentes em Minas Gerais. A empresa inspeciona os trajetos dos blocos carnavalescos previamente informados pelos organizadores, complementando as atividades de manutenção preventiva realizadas ao longo do ano.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Na capital mineira, a Cemig participa das ações preventivas em parceria com a Belotur, o Centro de Operações da Prefeitura, órgãos de segurança pública e outras entidades. Além disso, a companhia realizou uma reunião com lideranças de blocos, em conjunto com a Belotur, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para alinhar procedimentos de segurança com a rede elétrica.

O gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Wellington Cabral, alerta para a necessidade de comportamentos seguros durante a folia. Ele recomenda que os foliões evitem arremessar sprays, jatos d’água ou qualquer objeto na rede elétrica, pois essas ações podem causar curto-circuito, gerando risco de acidentes graves. Também é fundamental evitar subir em postes, árvores e marquises próximas à fiação elétrica.

A decoração de Carnaval também exige cuidado. Segundo a Cemig, alegorias não devem ser fixadas em postes ou em locais onde possam tocar a rede elétrica. Além disso, é expressamente proibido se aproximar de fios caídos no chão. Caso alguém se depare com um cabo rompido, a recomendação é manter distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Cemig (116).

Outro ponto de atenção é a altura dos trios elétricos e veículos de som em relação à rede elétrica. A Cemig alerta que não há autorização para o levantamento de fios, uma prática extremamente perigosa que pode resultar em choques elétricos fatais. No último sábado (22), um homem morreu eletrocutado em Goiânia ao tentar suspender um cabo de energia para a passagem de um trio elétrico.

“O contato com a rede elétrica pode ser fatal. As redes não devem ser tocadas, nem mesmo com objetos como vassouras, rodos, canos de PVC ou qualquer outro material. Além disso, os palcos não devem ser montados sob ou próximos a fiações elétricas”, reforça Cabral.

O post Cemig intensifica inspeções na rede elétrica e reforça medidas de segurança para o Carnaval apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.