Sucessor do Mobi! Novo carro da Fiat pode substituir o queridinho mais ‘em conta’ dos brasileiros

A Fiat está preparando um lançamento inovador para o mercado europeu. Em uma recente entrevista à revista Autocar, Olivier François, o chefe global da marca, revelou detalhes sobre a futura linha de veículos. Entre as novidades, destaca-se a introdução de um modelo compacto que sucederá o atual Panda.

O lançamento está programado para 2030, prometendo trazer inovações significativas. A nova versão substituirá o modelo Panda, famoso na Europa, e terá como missão ser o equivalente ao Mobi, bem-sucedido no mercado brasileiro. Essa estratégia faz parte de uma ampla reestruturação da Fiat, que busca consolidar sua posição no continente europeu.

Desenvolvido sobre a plataforma STLA City, o novo Panda terá produção concentrada na fábrica de Pomigliano, na Itália. O design retrô, inspirado no modelo original dos anos 80, será uma das características marcantes. A linha incluirá tanto versões híbridas quanto elétricas, alinhando-se com as tendências modernas de sustentabilidade.

Carros menores para um futuro eficiente

Olivier François também destacou o compromisso da Fiat em manter os novos modelos com menos de 4,50 metros de comprimento.

Essa regra visa diferenciar a gama da Fiat das outras marcas do grupo Stellantis, como a Citroën. Modelos como o C3 e o Grande Panda já compartilham semelhanças, e agora a Fiat quer evitar a canibalização no segmento B.

Fiat Grande Panda, nova aposta da Fiat que deve chegar ao Brasil em breve (Foto: Divulgação/Fiat)

Novidades no portfólio Fiat

A introdução dos modelos Giga Panda e Panda Fastback é aguardada nos próximos anos. Previstos para 2024, esses novos veículos ocuparão posições estratégicas na gama. O Giga Panda será inserido no segmento de compactos, enquanto o Panda Fastback sucederá o Tipo europeu.

No Brasil, a chegada desses modelos é esperada em 2027. Adaptados ao mercado local, seguirão os passos do Grande Panda, que será lançado em 2026, substituindo o Argo e o Mobi. O design e as características específicas serão ajustados para atender às preferências locais.

Questões comerciais e exceções à regra

Apesar da nova diretriz de tamanho, modelos comerciais como Scudo, Ducato e Doblò não serão afetados. Essas vans possuem comprimentos superiores a 5 metros, garantindo espaço para suas funções. A picape Toro, com 4,91 metros atualmente, também ficará isenta da regra, podendo crescer em futuras atualizações.

Com essa nova estratégia, a Fiat busca fortalecer sua presença na Europa e inovar em sua linha de veículos. O novo compacto, posicionado como o Mobi europeu, reflete o compromisso da marca com eficiência e inovação tecnológica.

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