Ônibus Mercedes-Benz passam ter serviço de telemetria de série

FleetBus passa a sair de fábrica para ônibus urbanos e rodoviários, exceto para modelos destinados a licitação

Desde janeiro, os chassis de ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz saem de fábrica com o serviço de telemetria FleetBus como item de série. A marca alemã ressalta que o sistema também já é de série para o ônibus urbano elétrico eO500U.

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“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, informa Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

De acordo com a Mercedes-Benz, o FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Por ser montado na linha de produção, a única peça a ser instalada pelos encarroçadores são as antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente. 

Entre os recursos do serviço de telemetria FleetBus da Mercedes-Benz estão a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

Há ainda cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

O serviço é compatível com chassis de ônibus Mercedes-Benz Euro 5, Euro 6 e com os ônibus elétricos, a ferramenta permite ainda o armazenamento do histórico do CAN.

o FleetBus contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

O FleetBus foi desenvolvido conforme as atuais normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.

Foto principal | Mercedes-Benz/Divulgação

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