VW produzirá novos T-Cross e Nivus híbridos na fábrica da Anchieta

Marca confirmou investimentos em São Bernardo do Campo (SP) para lançar uma nova plataforma e dois novos SUVs

O Autos Segredos apurou que a Volkswagen produzirá a nova geração do T-Cross que será apresentada em 2027 e também o novo Nivus que será lançado em 2028, em São Bernardo do Campo (SP). Os dois serão construídos a partir da nova plataforma MQB Hybrid que será exclusiva da fábrica da Anchieta. 

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Do total de R$ 16 bilhões que a marca alemã investirá no Brasil até 2028, a fábrica da Anchieta ficará com R$ 7,2 bilhões para ter a nova plataforma e os dois novos SUVs.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Novas gerações do VW T-Cross e do Nivus serão os novos SUVs que serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP)

Por conta da nova plataforma MQB Hybrid, as novas gerações do T-Cross e do Nivus  terão dimensões maiores que as atuais gerações, mas vão seguir atuando no segmento de SUVs compactos. 

Ainda é cedo para falar do visual das novas gerações dos SUVs, mas ambos terão linhas inspiradas nos últimos lançamentos da marca. Mas uma coisa é certa, o T-Cross seguirá como um SUV convencional e o Nivus manterá a carroceria coupé. 

A transferência da produção do Virtus para a fábrica de São José dos Pinhais (PR) já faz parte das mudanças da marca alemã para produzir o novo T-Cross em São Bernardo do Campo (SP). 

A produção do sedã no Paraná também facilitará a chegada da nova picape da marca, que por enquanto, é chamada de Projeto VW 247 ou Udara. A picape estreará o sistema MHEV de 48 Volts associado ao motor 1.5 TSI Flex. 

Nivus
Foto | Volkswagen/divulgação – Fábrica da Anchieta será a responsável pela produção das novas gerações do T-Cross e do Nivus

Tanto o novo VW T-Cross, quando o novo Nivus serão equipados com o novo motor 1.5 TSI faz parte da família EA211 dos atuais 1.4 e 1.0 de três cilindros. Mas ele recebeu atualizações para ficar mais eficiente mesmo sem o auxílio do sistema híbrido. 

Este motor 1.5 TSI Evo trabalha no ciclo Miller, que deixa as válvulas de admissão abertas durante parte do ciclo de compressão dos pistões. Como o motor é turbinado, o compressor empurra a mistura ar/combustível de volta para o cilindro, resultando em maior eficiência. Em sua versão a gasolina, o motor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Mas com o sistema flex ele terá ganho de potência e torque. O motor deixará de ser ligado ao câmbio automático de seis marchas, por um automatizado de dupla embreagem de sete marchas. 

No entanto, a marca também confirmou que os novos SUVs terão um sistema híbrido plug-in que trabalhará em conjunto com o motor 1.5 TSI. 

Na Europa, o sistema híbrido plug-in (PHEV) associa o motor 1.5 TSI a dois elétricos, sendo um gerador e outro de tração. Em potência combinada ele entrega 204 cv de potência. O sistema PHEV tem o auxílio de um conjunto de bateria entre 10,6 e 19,7 kWh de capacidade. No entanto, com o sistema flex, os números de potência e torque também terão ganho.

Mas não será surpresa se a Volkswagen também oferecer o sistema híbrido (HEV) associado ao motor 1.5 TSI com potências entre 170 e 180 cv. 

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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