Volkswagen Tera: versão básica (e mais barata) do SUV é flagrada sem camuflagem

O Volkswagen Tera, novo SUV da marca, foi avistado pela primeira vez sem camuflagem, revelando a versão de entrada do modelo que já foi apresentado oficialmente. O flagrante foi capturado pelo perfil Placa Verde no Instagram (@placaverde) e ocorreu nas ruas de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Inicialmente revelado durante o Carnaval do Rio 2025, na Sapucaí, o Tera passa agora por testes em vias públicas. A versão mais acessível do modelo traz rodas com aro 15″, contrastando com os 17″ da versão High, e calotas no lugar de detalhes cromados.

Características da versão de entrada do VW Tera

A versão de entrada do Tera promete um motor 1.0 MPI de três cilindros, oferecendo 84 cv de potência e torque de 10,3 kgfm. Este motor será acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. As calotas escuras com quatro furos são semelhantes às do Polo Track.

Apesar das simplificações, o veículo mantém a iluminação em LED com assinatura diurna, característica da versão High, além de um filete cromado unindo os faróis dianteiros.

Dimensões e estrutura

Menor SUV da Volkswagen, o veículo será fabricado em Taubaté (SP) sobre a plataforma MQB A0. Com cerca de 4 metros de comprimento e entre-eixos de 2.566 mm, ele é mais compacto que os modelos T-Cross e Nivus.

Além do motor 1.0 MPI, o Tera também terá a opção do motor 1.0 TSI, mais potente, com 116 cv. Este motor já é utilizado em outros modelos da marca, como o Polo.

Posicionamento de mercado

Os últimos registros indicam que a Volkswagen está posicionando o Tera como um concorrente direto em um segmento de volume. Essa estratégia visa competir com nomes como o Citroën Basalt, o que demandará um preço inicial mais acessível.

Com o lançamento previsto para maio, o Tera promete ser uma adição significativa ao portfólio da Volkswagen no Brasil, combinando economia com a familiaridade do motor 1.0 em versões mais básicas.

O post Volkswagen Tera: versão básica (e mais barata) do SUV é flagrada sem camuflagem apareceu primeiro em News MOTOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.