Fábrica da Funed, em BH, é reaberta para produção de soro contra picada de animais peçonhentos

O Governo de Minas reinaugurou, nesta terça-feira (25), a fábrica de produção de Soros Hiperimunes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), após nove anos de reformas e adequações técnicas. A reabertura, segundo as autoridades presentes em evento de solenidade, vai fortalecer o combate ao envenenamento por animais peçonhentos no Brasil, com a produção de soros disponíveis na rede pública ainda em 2025.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com o governo, a fábrica de Belo Horizonte foi reaberta com o objetivo de ampliar a produção de soro antipeçonhentos e reforçar o abastecimento nacional.

A fábrica estava fechada desde 2016 para adequações técnicas e recebeu, recentemente, a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retomar a produção de soros.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Funed, planeja disponibilizar os soros nas unidades de saúde ainda em 2025. A expectativa é de que 36 mil ampolas sejam produzidas no segundo semestre deste ano, com a produção anual podendo chegar a 150 mil ampolas até 2026. Com isso, a Funed espera atender até 40% da demanda nacional.

“As primeiras ampolas já estão sendo produzidas. É preciso retirar o plasma do cavalo, retirando os anticorpos que o veneno ingerido provocou e trazer para a Fábrica para ser processado”, explicou Felipe José Fonseca Attiê, presidente da Funed.

Mudanças

Durante a cerimônia de reinauguração, o vice-governador Mateus Simões (Novo) comentou sobre as mudanças jurídicas que estão sendo planejadas para a Funed. De acordo com Simões, um projeto será analisado em maio para definir o modelo de funcionamento mais eficiente para a fundação enquanto planta industrial. “Há um estudo sendo contratado para definição do melhor modelo de funcionamento da Funed enquanto planta industrial. O presidente da Funed tem alertado que enquanto fundação, ela não tem a agilidade, como a Fiocruz, porque a Fiocruz tem um braço privado para produzir o medicamento. Então, a estrutura de fundação não é a melhor quando se precisa produzir medicamentos em escala industrial. A consultoria já deve começar no mês de maio e teremos resultados no segundo semestre para que a gente já possa encaminhar a proposta para a Assembleia”, destacou o vice-governador.

Histórico da Funed

Fundada em 1907, a Funed tem desempenhado um papel crucial na pesquisa e produção de imunobiológicos no Brasil. Desde 1918, a instituição trabalha na extração de veneno de serpentes, em parceria com o Instituto Butantan e o Instituto Vital Brazil, tornando-se referência no combate ao escorpionismo. A produção de soros iniciou em 1935 e, com o apoio do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (Pasni), a Funed alcançou a produção de 150 mil ampolas anuais na década de 1980.

O post Fábrica da Funed, em BH, é reaberta para produção de soro contra picada de animais peçonhentos apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.