Teste: Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid – casamento econômico

Sistema híbrido une motor de três cilindros turbo a um motor elétrico e visa reduzir consumo urbano. Leia o teste do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid

Por Paulo Eduardo

Em busca de menores índices de consumo, desempenho e emissão de poluentes, fabricantes investem nos motores elétricos. Esse motor elétrico do Fastback tem 3kW (4 cv) de potência e 12 volts.

O sistema híbrido da Fiat funciona com um motor de combustão interna e outro elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Denominado duas baterias, o sistema gera torque para o motor a combustão e energia elétrica para carregar as baterias.

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

São duas baterias: uma de chumbo-ácido de 68Ah e outra de íon-lítio de 11Ah. Ambas de 12 volts que geram energia ao motor elétrico. A de íon-lítio fica sob o banco do motorista e a de chumbo-ácido no compartimento do motor.

A conexão, separação e controle das duas baterias, são realizados pelo módulo de comutação para garantir eficiência e carga adequada. O motor elétrico multifuncional é conectado mecanicamente ao de combustão interna.

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – SUV tem 2,53 metros de distância de entre-eixos

O sistema stop/start desliga o motor térmico em parada para reduzir consumo. Sem aceleração (descida, por exemplo), o motor de combustão permanece ligado, mas sem injeção de combustível. A prioridade é regenerar a energia.

Na aceleração, as baterias fornecem energia ao motor elétrico e torque adicional ao motor de combustão para reduzir consumo. A condição das baterias é fundamental para o alternador inteligente.

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Porta-malas do Fastback tem capacidade para 516 litros de babagens

No modo alternador, as baterias estão com carga baixa e o alternador inteligente as recarrega. No modo neutro, as baterias estão carregadas e as cargas elétricas do carro são mantidas. A regeneração das baterias converte energia mecânica em elétrica. O sistema regenera até 25% da energia que seria desperdiçada em um motor de combustão interna sem auxílio do elétrico.

O consumo médio de gasolina registrado no computador de bordo: 9 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada. Fabricante informa redução de consumo urbano de 11,5% com gasolina e de 9,8% com etanol em relação ao modelo sem motor elétrico. O funcionamento do sistema híbrido é constatado em holograma no quadro de instrumentos.

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fastback tem

O Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid é um Cronos tendo a mesma inclinação do vidro traseiro é a mesma e dispensa limpador, a exemplo do sedã. Vantagem é a abertura enorme da tampa do porta-malas, que permite a colocação de objetos maiores ao contrário da abertura limitada do sedã.

As linhas da carroceria agradam à maioria, apesar dos balanços grandes nos eixos dianteiro e traseiro. Isso se deve à distância entre-eixos curta (2,53 m), que também limita o espaço para pernas no banco traseiro, em relação ao comprimento da carroceria (4,42 m).

O interior é bem acabado com apliques de materiais imitando alumínio no painel central bem desenhado e nos forros de portas dianteiras. Peca pelas pontas de parafuso na dobradiça central das portas. Assentos curtos não apoiam totalmente as coxas. Há alças de segurança acima das janelas dos passageiros. 

A tela tátil de 10,1 polegadas do sistema multimídia se destaca. Sistema é compatível com Android e Apple sem fio. O ar-condicionado digital tem saída para a turma de trás que conta com uma porta USB. Navegação é nativa. Porta-luvas tem iluminação.

A maioria dos comandos está ao alcance das mãos. Contraria a ergonomia ter que abaixar para entrar no banco traseiro. Ocupantes com altura acima de 1,80 m esbarram a cabeça no teto. Forração em couro sofistica, mas não transpira e requer ar ligado.

A tampa do porta-malas do Fiat Fastback ImpetusT200 Hybrid tem locais de fechamento bilateral, facilitando para destro e canhoto, mas é pesada. Acabamento é no prime sob o forro do porta-malas assim como no compartimento do motor.

Os faróis com luzes de LED iluminam bem, mas facho baixo deveria ter mais alcance. Entre os itens de direção semiautônoma: farol alto automático, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa com interferência no volante.

painel do Fiat Fastback T200 Hybrid Impetus 2025
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – SUV tem linhas modernas e bom nível de acabamento

Limpadores do para-brisa são eficientes, mas os lavadores não são do tipo spray que espalham melhor a mistura água/xampu. Há sensor de chuva.

 A direção leve do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid em manobra tem peso em alta sem ser comunicativa. Coluna regulável em altura e distância facilita posição correta ao volante. Banco do motorista tem regulagem de altura. Volante revestido corretamente com material rugoso e os muitos comandos afetam a ergonomia.

Retrovisores enormes compensam em parte a visibilidade reduzida de ¾ traseira. Câmera de ré tem ótima definição e ajuda muito em manobra. Diâmetro de giro médio (10,7 m) não complica manobra em garagem.

Sente-se a aspereza do rodar sobre piso irregular por causa dos pneus de perfil baixo (45) que têm apenas 9,6 cm de flanco. Menos de 11 cm já torna o rodar menos confortável. A grande altura do solo (19,2 cm) facilita rodar em estrada mal conservada sem esbarrar a parte inferior.

A movimentação da carroceria do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid não é exagerada pela altura do solo. Controle de estabilidade ajuda, mas não faz milagre. Freios bons contam com controle de frenagem em piso de baixa aderência.

Desempenho convence na aceleração e retomada (ultrapassagem), apesar do ligeiro retardo na arrancada. Uma característica do câmbio CVT com sete marchas assinaladas. No modo Sport, o motor térmico trabalha em rotações mais elevadas e melhora o desempenho. Porém, aumenta consumo.

A versão topo de linha tem muitos itens de conforto e segurança: airbags laterais dianteiros, ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, partida remota, acesso e partida sem chave, retrovisor interno fotocrômico, sensor de estacionamento, entre outros.

O preço sugerido do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid é de R$ 165.990. A pintura metálica com teto preto custa R$ 1.990 e serviços conectados, R$ 2.990. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Fastback Impetus T200 Hybrid 2025 

  • Motor
    Dianteiro, de três cilindros em linha, transversal, flex, 999 cm³ de cilindrada, 12 válvulas, injeção direta, com potências de 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (etanol/gasolina) a 1.750 rpm
  • Elétrico
    Dianteiro, transversal, tensão, 12V – 3kW
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio CVT com conversor de torque de sete marchas 
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 19,2 centímetros; vão livre entre-eixos, 21,7 cm; ângulos de ataque/saída (graus), 20,3/24,2 
  • Rodas/pneus
    6×18”de liga leve/215/45R18
  • Peso
    1.271 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    400 kg
  • Capacidades (litros)
    Porta-malas, 600; tanque, 45
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,427; largura, 1,774; altura, 1,548; distância entre-eixos, 2,533
  • Desempenho
    Velocidades máximas, 196 km/h (e) e 194 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 9,4 (e) e 9,7 (g)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 8,9 (e) e 12,6 (g); estrada, 9,8 (e) e 13,9 (g)

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Confira como foi rodar com o Fiat Fastback Impetus Hybrid 2025:

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