Postes: TelComp quer destravar impasse entre Anatel e Aneel com piloto em cidade de 400 mil habitantes

O Brasil possui mais de 50 milhões de postes e o impasse entre Anatel e Aneel não vai ser resolvido por meio de publicação de regulamentos. “A chance de uma judicialização é enorme. Reordenação de poste é trabalho, tem de ser uma construção conjunta dos setores de telecom e elétrico para começar a dar resultado”, afirma o presidente da TelComp, Luiz Henrique Barbosa, que participou nesta quinta-feira, 27/3, do evento pós-MWC Barcelona 2025, organizado pela Futurecom.

Barbosa revelou que fez uma proposta à Anatel, à Aneel e aos parlamentares da comitiva brasileira presente ao Mobile World Congress 2025: escolher uma cidade, com 400 mil habitantes, e cerca de 50 mil postes, somando área urbana e rural, para a realização de um sandbox por 12 a 18 meses para fazer um teste efetivo de como aconteceria uma reordenação de uso dos postes.

“Essa ação para dar certo tem de ter a participação de todos, em especial, da prefeitura da cidade. Assim teríamos como saber se a posteiro vai funcionar, se ele vai ser o zelador que acreditamos que ele poderá ser, podemos testar a questão de preços, podemos ver os provedores em situação irregular. A gente teria um business plan para testar”, contou o presidente da TelComp.

De acordo com Luiz Henrique Barbosa, a proposta do sandbox para os postes foi bem-recebida pelas áreas técnicas da Anatel e da Aneel e despertou o interesse dos parlamentares, mas diz que ‘agora é tirar do papel e colocar em prática, e que façamos isso rapidamente. A situação dos postes não vai ser resolvida de uma hora para outra. Mas temos de começar e evitar a Justiça”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.