FOTOS: Florada de ipês deixa ruas de Blumenau coloridas em tons de amarelo

A primavera começou oficialmente no último domingo (22). Em Blumenau, já é possível vislumbrar os primeiros sinais da nova estação: a florada dos ipês-amarelos espalhados pela cidade. As pétalas coloridas e vibrantes chamam a atenção de todos.

 

O ipê-amarelo pode ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês. - Alice Ahmann/Reprodução ND

1
9

O ipê-amarelo pode ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês. – Alice Ahmann/Reprodução ND

Árvores floriram com a chegada da primaver - Helena Corrêa/Reprodução ND

2
9

Árvores floriram com a chegada da primaver – Helena Corrêa/Reprodução ND

Vários pontos da cidade apresentam a coloração amarela  - Helena Corrêa/Reprodução ND

3
9

Vários pontos da cidade apresentam a coloração amarela – Helena Corrêa/Reprodução ND

Cair das folhas chama atenção pelas ruas de Blumenau - Talita Kehl/Reprodução ND

4
9

Cair das folhas chama atenção pelas ruas de Blumenau – Talita Kehl/Reprodução ND

De vários tamanhos, os ipês podem ser vistos espalhados pela cidade - Larissa Silva/Reprodução ND

5
9

De vários tamanhos, os ipês podem ser vistos espalhados pela cidade – Larissa Silva/Reprodução ND

Amarelo vibrante está presente em Blumenau - Talita Kehl/Reprodução ND

6
9

Amarelo vibrante está presente em Blumenau – Talita Kehl/Reprodução ND

Árvores são encontradas em esquinas e terrenos da cidade - Helena Corrêa/Reprodução ND

7
9

Árvores são encontradas em esquinas e terrenos da cidade – Helena Corrêa/Reprodução ND

Florada de ipê-amarelo chama atenção em Blumenau - Talita Kehl/Reprodução ND

8
9

Florada de ipê-amarelo chama atenção em Blumenau – Talita Kehl/Reprodução ND

Amarelo vibrante é marca registrada da árvore - Fernanda Koslowski/Reprodução ND

9
9

Amarelo vibrante é marca registrada da árvore – Fernanda Koslowski/Reprodução ND

Ipê: a flor que é símbolo do Brasil

O ipê, com suas flores exuberantes e madeira nobre, é um verdadeiro símbolo da flora brasileira. Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional.

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podendo ser amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Essas árvores florescem entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. As flores, depois de desabrocham, caem no decorrer de uma semana, colorindo o chão com as pétalas.

As diversas espécies de ipê, pertencentes aos gêneros Tabebuia e Handroanthus, são conhecidas por suas flores em forma de trombeta, que podem ser encontradas em várias cores. A floração do ipê é capaz de transformar qualquer paisagem.

A madeira do ipê, densa, dura e resistente, é também muito utilizada em diversas aplicações, desde construção civil até a fabricação de móveis. Sua alta durabilidade e resistência a parasitas e umidade fazem do ipê uma madeira nobre, muito valorizada no mercado.

Tipos de ipê

Com mais de 100 espécies, o ipê é a árvore ornamental mais plantada no Brasil. Alguns dos tipos mais populares são:

Amarelo

O ipê-amarelo é o mais comum. Em Blumenau foi a espécie de ipê mais registrada na última semana.

A imagem mostra um ipê-amarelo florido e o céu azul.

O Ipê amarelo é uma árvore que se destaca bastante, principalmente quando completamente tomado pelas suas flores. – Foto: Internet/Reprodução ND

Sendo uma espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro.

Sua florada chama atenção pela exuberância e quantidade. A espécie também é muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.

Amarelo da Serra

Esta espécie costuma ter um porte maior, podendo alcançar de 20 a 30 metros de altura, e o tronco de 40 a 60 cm, ela é mais comum apenas nas regiões sudeste e sul. Suas flores são amarelas e também florescem de julho a setembro.

A imagem mostra um ipê da espécie Amarelo da Serra

O Ipê Amarelo da Serra ocorre naturalmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. – Foto: Internet/Reprodução ND

A árvore é extremamente ornamental, tanto por sua florada como por sua folhagem prateada quando recém-brotada. Um fato curioso é que essa espécie só ocorre acima de 1.000 m de altitude.

Amarelo do Cerrado

Comum da região amazônica e nordeste até o sudeste, frequente no cerrado, na caatinga e no pantanal mato-grossense. Sua altura é de 12 a 20 metros e seu tronco é tortuoso com diâmetro de 30 a 40 cm, com casca suberosa.

A imagem mostra um Ipê Amarelo do Cerrado em uma rua com casa.

O Ipê Amarelo do Cerrado é uma árvore de grande porte, nativa da América do Sul. – Foto: Internet/Reprodução ND

A espécie floresce apenas durante os meses de agosto a setembro. Possui uso comum tanto para arborização de ruas e avenidas, quanto para o paisagismo em geral.

Branco

Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro, é raramente encontrada na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste.

O Ipê-Branco é uma árvore de crescimento médio a rápido, podendo atingir alturas entre 7 a 16 metros. – Foto: Internet/Reprodução ND

Essa espécie é conhecida pelas flores brancas, podendo ser encontradas até em tons rosados, floresce de agosto a outubro. Ela se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, também é muito utilizada para o paisagismo.

Rosa

Ocorre com mais frequência no Sul do país, desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Pode alcançar de 20 até 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 cm de diâmetro.

A imagem mostra um Ipê-rosa florido.

O ipê-rosa pode viver por muitos anos, assim como o jequitibá-branco. – Foto: Internet/Reprodução ND

Suas flores possuem tons de rosa e roxo, floresce de junho a agosto. É a espécie de ipê mais comum no paisagismo do sul do Brasil e quando florida é uma árvore muito bela.

Roxo ou Ipê Roxo Sete Folhas

A espécie possui altura média de 10 a 20 metros e corre principalmente no nordeste e sudeste do país, seu tronco tem de 40 a 80 cm de diâmetro e é revestido por casca áspera cinzenta.

A imagem mostra um Ipê-Roxo florido com o céu azul e algumas nuvens.

Depois da floração do Ipê-Roxo, após alguns dias, as folhas voltam a brotar. – Foto: Internet/Reprodução ND

Suas flores são roxas e aparecem durante julho até setembro. É uma das espécies mais populares no paisagismo brasileiro, por sua beleza quando em floração, também muito utilizada na arborização de ruas e avenidas, além de reflorestamentos.

Em pesquisa, cientistas americanos descobriram que alguma substância composta na casca do ipê-roxo tem potencial para matar um certo tipo de célula cancerígena de pulmão. Porém, ainda não foi divulgada qual a espécie de ipê roxo.

Roxo de Bola

A espécie Roxo de Bola também é mais comum nas regiões do nordeste e sudeste do Brasil, sua altura é entre 8 a 12 metros e seu tronco pode chegar até 90 cm de diâmetro.

A imagem mostra um ipê roxo da bola, muito utilizado em projetos de arborismo.

O Ipê Roxo da Bola também uma árvore muito usada para arborização e paisagismos.  – Foto: Internet/Reprodução ND

Sua flores também são roxas e, como diz o nome, em formato de bola. A floração acontece durante o mês de maio até agosto. Essa espécie é também muito usada para arborização e paisagismos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.