5 doenças mais comuns do gato: como descobrir e o que fazer?

Gatos são conhecidos pelo seu comportamento único e muitas vezes confuso. Mas, em alguns casos, os comportamentos podem estar escondendo uma doença. Saiba quais são as cinco doenças mais comuns encontradas no felino e como identificar.

A imagem mostra um gato laranja deitado no chão.

Gatos tem comportamentos estranhos – Foto: Freepik/Reprodução ND

Gatos também ficam doentes

Caso você seja “mãe ou pai de gato” você com certeza deve querer que ele esteja sempre o mais saudável possível. Mas é muito comum eles ficarem doentes de vez em quando.

Nesses casos, é preciso ficar atento aos sinais que seu bichinho de estimação dá quando está sofrendo de algum problema de saúde, para que ele seja tratado da melhor forma possível.

Conheça algumas das doenças mais comuns em gatos e como identificá-las observando o comportamento do animal.

1. Dermatite alérgica

Se você tem um animal de estimação, certamente não quer que ele tenha pulgas. As pulgas causam picadas intensamente irritantes e que coçam muito em gatos, cães e humanos.

A imagem mostra um gato com problemas de saúde na pele sendo examinado pelo veterinário.

A Dermatite Alérgica causa perda de pelos e coceira no gato – Foto: Internet/Reprodução ND

Quando a infestação no gato é muito grande, pode ser que ele desenvolva anemia, causada pela perda de sangue. Além da anemia, existe outra doença causada pelas pulgas que é muito comum: a dermatite alérgica à Pulga (DAPP), ou alergia à pulga.

Alguns sinais da dermatite alérgica são a perda de pelos e coceira excessiva. E caso seu gato tenha essa doença, você pode ver caroços ou crostas vermelhas na pele do animal.

Felizmente, apesar de que se livrar de pulgas possa ser frustrante e demorado, essas parasitas irritantes podem ser prevenidas por meio de produtos como sabonete antipulgas ou por meio de comprimidos. Assim é possível prevenir também a dermatite alérgica no felino.

2. Doença renal

À medida que o animal envelhece, seu corpo também envelhece. Em algumas partes o envelhecimento é mais visível, como mudança da cor do pelo, perda de músculos e formato de rosto.

No entanto, algumas mudanças relacionadas à idade são invisíveis. Um exemplo de doença invisível é a doença nos rins. A função renal geralmente diminui com a idade, mas isso não significa que seu gato ficará imediatamente doente com insuficiência renal.

Contanto que metade dos rins esteja funcionando corretamente, eles podem compensar. Na medida que mais partes do rim param de funcionar, pode ser que o gato desenvolva uma insuficiência renal.

Para saber se seu gato sofre com doença rRenal, é preciso ficar atento aos seguintes sinais:

  • Aumento da sede;
  • Urinar com mais frequência;
  • Perda de peso e vômitos;
  • Perda de apetite

Infelizmente, a doença Renal no gato não tem cura. Por isso, assim que notar os primeiros sinais é preciso procurar ajuda veterinária o quanto antes para tratar o problema nos rins, antes que ele cresça.

3. Hipertireoidismo em gatos

Gatos de meia-idade ou mais idosos podem sofrer de uma doença muito comum: o hipertireoidismo.

Hipertireoidismo é uma doença em que a glândula tireoide produz muito hormônio tireoidiano, geralmente devido a um bócio (aumento ou caroço na tireoide).

Altos níveis de hormônio tireoidiano aceleram o metabolismo, causando uma frequência cardíaca acelerada, pressão alta e perda de peso.

Alguns dos sinais dessa doença no animal são a perda de peso e o aumento considerável do apetite. A doença, quando chega a estágios mais avançados, pode colocar pressão extra no coração e fazer com que o fluido se acumule ao redor dos pulmões, causando outro sinal da doença, que é a dificuldade para respirar.

Essa doença porém pode ser tratada com o uso de medicamentos e dieta dada por especialistas. Outra forma de evitar o hipertireoidismo em gatos é fazendo uma cirurgia para remover a glândula ou terapia com iodo radioativo.

4. Câncer

Assim como afeta os humanos, o câncer também pode ser uma doença para os gatos. O câncer acontece quando as células do corpo se replicam descontroladamente, muitas vezes levando a tumores.

Diferentes tipos de câncer afetam diferentes partes do corpo. Portanto, os sinais da doença podem variar muito, alguns deles são:

  • Um caroço visível;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Tosse;
  • Vômito;
  • Diarreia

E claro, existem muitos outros sintomas de câncer felino além desses, por isso é preciso procurar um veterinário assim que qualquer sinal for percebido no animal.

5. Cistite ou doença do trato urinário

A cistite, uma inflamação do revestimento da bexiga, é muito comum em gatos e uma das causas pode ser o estresse.

A imagem mostra um gato preto usando uma caixinha de areia.

A Cistite é muito comum em gatos-  Foto: Internet/Reprodução ND

A doença acontece principalmente com gatos machos, que são mais propensos a ter uma bexiga bloqueada, onde sua uretra fica obstruída por uma pequena pedra na bexiga.

Existem também alguns sinais para identificar a cistite em gatos. Se o pet está indo e voltando para a caixa de areia em intervalos curtos, está fazendo força ou tem sangue na urina, ele provavelmente tem a doença do trato urinário.

Uma bexiga bloqueada é um enorme problema para eles, já que pode causar danos permanentes nos rins como a ruptura da bexiga e até mesmo a morte.

Para tratar a cistite felina, os veterinários geralmente recomendam suplementos e medidas que reduzam o estresse, além de prescrever antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos ao felino.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.