Tá calor? Praia da Estação volta a acontecer neste sábado em BH

Os belo-horizontinos podem comemorar, porque a Praia da Estação voltou e acontece neste sábado (28), na Praça da Estação, localizada na região Central de Belo Horizonte. O evento, que está previsto para começar às 9h, retoma suas atividades em um dos pontos mais emblemáticos da capital, que estava fechado desde outubro do ano passado, em razão do programa de requalificação “Centro de Todo Mundo”.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A Praça da Estação foi reinaugurada nesta quinta-feira (26), após receber a manutenção das fontes luminosas, troca dos pisos, canaletas e grelhas danificadas, além da recuperação de bancos e lixeiras. O destaque do projeto, entretanto, foi a reconstrução das fontes de água locais, com jatos, água tratada e névoas umidificadoras.

Como já é tradição, o movimento convida a população belo-horizontina para trazer suas cadeiras de descanso, isopor, protetor solar, traje de banho e, claro, ocupar o espaço neste calorão que toma a capital mineira. Além disso, vai acontecer um ensaio coletivo dos blocos do carnaval de rua.

Conforme a banhista e frequentadora do movimento, Ed Marte, o retorno da ação é vista com muita alegria e expectativa, principalmente, depois da praça ficar um ano fechada. “Estamos passando por meses de calor intenso, poeira e poluição na cidade, e não temos nenhum espaço para que as pessoas tomem seu banho público. Na Europa é comum que a população use as fontes para banho, já que as águas são puras e limpas. Então, retomar com Praia é ótimo para cidade”, afirmou ao BHAZ.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ed Marte (@ed_marte)

Movimento de resistência

O movimento surgiu em 2010, quando o então prefeito de BH, Márcio Lacerda, publicou um decreto em que previa uma espécie de proibição para a realização de eventos em espaços públicos da cidade. O intuito era que os eventos em praças e parques passassem por uma análise e, posteriormente, fossem feitos.

Em razão disso, a um grupo de jovens resolveu fazer uma intervenção urbana e iniciou uma corrente nas redes sociais, convidando a população a ocupar a Praça da Estação, em um clima de praia. Desde então, o movimento propõe que os participantes usassem canga, biquíni e protetor solar – tudo isso regado a música e a bebida.

Os primeiros participantes da manifestação eram, em sua grande maioria, as pessoas que se identificam com cultura. E, desde sempre, a Praia deu preferência para a diversão e diversidade. No início, eram pouca pessoas, mas o evento continuou e segue movimentando a capital até hoje.

“O intuito é fazer festa, alegria e música. Convidamos os blocos da cidade, que já estão ensaiando para o Carnaval de 2025, e a galera que quiser ir é só chegar. Inclusive, convidamos ambulantes para fazerem suas vendas. Vai ser algo bem coletivo, temos que estar lá sempre, com muito amor e carnaval”, contou Ed.

Processo de revitalização

A reforma da Praça da Estação integra o projeto “Centro de Todo Mundo“, que visa a manutenção do espaço, além da recuperação do paisagismo original.

Na inauguração de hoje, o público conferiu os novos pisos e bancos, delimitadores de trânsito, além da restauração das duas fontes, que chegam a seis metros de altura e serão luminosas e interativas. Outra grande novidade é que os belo-horizontinos poderão tomar banho nas fontes, já que elas terão tratamento de água, com filtro de areia, cloro e ozônio.

A obra custou cerca de R$ 8,1 milhões em recursos próprios do município, e será entregue no prazo estabelecido, isto é, no segundo semestre de 2024.

O presidente da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) Henrique Castilho defendeu a reforma no evento de inauguração, durante a manhã de hoje. “A nossa praia voltou. Você tá vendo aí, no fundo, as pessoas já estão aproveitando”, apontou. “À noite, quando as pessoas vierem aqui, vão verificar que elas (as fontes) têm RGB, uma luz que vai trocando de cor e fica maravilhosa”, completou. “É um local prazeroso que as pessoas vão poder conviver, e eu peço a ajuda da população pra cuidar desse local”.

Fontes foram destaque na reinauguração do espaço público (Thiago Cândido/BHAZ)

Reforma divide opiniões

O vendedor autônomo Ronaldo Pinto esteve na cerimônia e aprovou o retorno do funcionamento da Praça, principalmente, das fontes. “Culturalmente é muito bacana. Serve de ponto turístico na cidade e dá uma amenizada nesse calorão que anda fazendo”, disse.

A banhista Ed, por sua vez, afirmou que a reinauguração do local é importante, tendo em vista que a população deve ocupar o espaço e existem pessoas em situação de rua na região, que agora também poderão acessá-lo. Em contrapartida, ela ressaltou que ainda faltam algumas funcionalidades no espaço, como um banheiro público, além do plantio das árvores.

“Penso que a construção de um anexo com banheiro público seria fundamental, mas isso não foi discutido com as pessoas da cidade. Foi algo decidido pelo poder público, foi feito e fizeram. É isso que eu percebo”, afirmou a frequentadora.

Em nota ao BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) esclareceu que, em relação à reforma, faltam apenas os plantios das árvores. “Serão realizados no período chuvoso, que se inicia em outubro, ocasião ideal para a atividade”, informou.

Além disso, a PBH explicou que não houve consulta da população no processo de revitalização e nem a construção de banheiros, porque a Praça é um monumento tombado pelo patrimônio histórico, o que inviabiliza o acréscimo de edificações.

Anota aí!

Praia da Estação
Local: Av. dos Andradas – Centro, BH
Data: 28 de setembro
Horário: sábado, a partir das 9h
Acesso Gratuito

O post Tá calor? Praia da Estação volta a acontecer neste sábado em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.