Vídeo mostra momento em que policial do RJ mata homem em situação de rua em BH

Câmeras de segurança registraram o momento em que um policial civil do Rio de Janeiro atirou em um homem em situação de rua, em Belo Horizonte. O crime ocorreu no dia 22 de fevereiro, no bairro Itapoã, na região da Pampulha, e gerou revolta na população, que organizou uma manifestação para pedir justiça pela vítima, conhecida como Cristóvão.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

As imagens mostram o policial, de roupas pretas e chinelo, e a vítima, de blusa branca e calça jeans, aparentemente discutindo. Em seguida, o policial sai e anda em direção à rua, momento em que Cristóvão vai atrás dele. O agente, então, pega uma arma e dispara contra o homem em situação de rua, que sai cambaleando até cair na calçada.

Versão do policial

Durante depoimento à Polícia Militar de Minas gerais (PMMG), o agente explicou que passava férias na capital mineira e estava em um restaurante com os avós, a esposa e um primo. Ele disse que, ao saírem do estabelecimento, foram abordados por Cristóvão, que o teria ameaçado de morte.

O policial afirmou que, a princípio, não deu muita importância à ameaça, mas, ao perceber que o desconhecido se aproximava, identificou-se como policial e ordenou que ele se afastasse. No entanto, o homem teria o ignorado, continuou avançando e levou a mão à cintura. O policial, então, sacou a arma e efetuou os disparos. Cristóvão morreu no local.

O agente acionou a PM e aguardou a chegada da guarnição. A perícia também esteve no local e constatou que a vítima portava uma machadinha e uma garrafa com um líquido branco, cuja composição não foi identificada de imediato. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O caso também será acompanhado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A perícia não informou a quantidade de disparos efetuados pelo agente. O policial foi conduzido à Central Estadual do Plantão Digital, no bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, e, em seguida liberado.

Em nota ao BHAZ, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), informou que “um procedimento para investigar o caso está em andamento”.

Protesto

Populares organizaram uma manifestação, na última segunda-feira (24), no bairro Planalto para pedir justiça por Cristóvão. Ele era conhecido por moradores da região como uma pessoa pacífica e tranquila.

“Manifestação pacífica em respeito à memória e dignidade do Sr. Cristóvão. Traga sua voz, faixas e sua solidariedade. Juntos, podemos mostrar que toda vida importa e que não vamos tolerar mais nenhuma morte cruel como a dele”, escreveram os manifestantes.

O post Vídeo mostra momento em que policial do RJ mata homem em situação de rua em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.