Espanha conseguiu a maior colaboração público-privada da história para digitalizar o país

P1244550

Leer en español

Em seu discurso especial sobre a visão tecnológica e digital, Oscar López , Ministro da Transformação Digital e da Função Pública da Espanha, começou com três ideias: autonomia estratégica e reindustrialização, direitos digitais e democracia.

“A Espanha estabeleceu um roteiro claro para a digitalização do país e alcançou o maior exercício de colaboração público-privada da história.” Ele enfatizou que um em cada três euros dos fundos europeus foi gasto na digitalização do país.

Isso fez da Espanha o terceiro país mais conectado do planeta, disse ele: 95% dos domicílios têm acesso à conectividade de banda larga de fibra óptica.

Ele também listou outras conquistas da política pública digital do país: a Agência Espanhola de Supervisão de IA , a Carta de Direitos Digitais , o Observatório de Direitos Digitais ou o modelo de IA pública e aberta em espanhol que desenvolveram recentemente.

Sobre a estratégia de excesso de regulamentação que caracteriza a Europa, López disse: “Devemos ser competitivos e devemos regular. Defendemos o humanismo tecnológico, vemos e ouvimos coisas que são preocupantes, você pode ser competitivo regulando.”

O ministro explicou que a Europa descobriu durante a pandemia que era muito dependente de suprimentos estrangeiros e foi então que iniciou o processo de investimento e reindustrialização do continente. “Esta revolução tecnológica está nos permitindo criar novas indústrias, como veículos elétricos e design de semicondutores.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.