“Vamos demolir”, diz secretário sobre USF com problemas estruturais em Piracicaba


Funcionários interditaram local por conta própria nesta quarta (26). Prefeitura informou que unidade passará por laudo pericial e pacientes serão transferidos temporariamente. Unidade de Saúde em Piracicaba é interditada por problemas de rachaduras e estruturais
O secretário de obras de Piracicaba Luciano Celêncio afirmou à EPTV, afiliada da Rede Globo, que a prefeitura demolirá a Unidade de Saúde da Família (USF) Paineiras, no Jardim Belverde, após interdição por problemas estruturais nesta quarta-feira (26).
“Esses problemas estruturais são de uma gravidade patológica muito grande. Apresentam fissuras, recalque de fundação e trincas profundas. Diante disso, estamos elaborando um laudo pericial para analisar essa estrutura que muito provavelmente será condenada. Com certeza, nós vamos optar por demolir”, afirma o secretário de Obras de Piracicaba Luciano Celêncio em entrevista à EPTV.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O secretário de Saúde do município, Sérgio Pacheco, informou que já sabia dos problemas da unidade desde a transição de governo em dezembro de 2024.
“Pedimos um estudo do que era melhor ser feito [com a USF], se ela ia entrar no nosso cronograma de obras ou na interdição. Mas são muitas coisas que acontecem ao mesmo tempo […] eu não sou engenheiro para eu condenar uma obra por uma trinta, mas realmente a imagem de dezembro me remete a um prédio já bastante deteriorado”, informa Sérgio Pacheco, responsável pela Saúde em Piracicaba.
Rachaduras há anos
As rachaduras têm colocado em risco a integridade dos funcionários e dos pacientes há mais de seis anos, de acordo com um paciente atendido no local.
“As trincas por dentro do imóvel da Unidade de Saúde Familiar foram se agravando e as rachaduras aumentando”, afirma o aposentado e paciente da USF Antonio Wilson.
Unidade de Saúde de Família Paineiras é interditada após identificação de problemas estruturais em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
A EPTV conversou com funcionários da USF. Eles confirmaram que os problemas são antigos. Segundo os relatos, os primeiros rebocos caíram há dois anos, mas as quedas ficaram frequentes nas últimas semanas ao ponto dos próprios funcionários interditarem o local nesta quarta-feira ao encontrarem uma porta emperrada.
Atendimento
Cerca de 3,5 pessoas são usuários cadastrados na unidade. A prefeitura informou que os atendimentos foram transferidos para outras unidades próximas e que procura outro imóvel para abrigar a Unidade de Saúde da Família Paineiras na região até que o laudo do prédio fique pronto.
“A gente já está vendo essa situação para resolver o mais rápido possível e, daí sim, mudar essa unidade Paineiras para o próprio bairro e desalojar as pessoas que estão no Vitoria e no Planalto para voltarem para a região delas”, afirma o secretário de Saúde.
Os funcionários têm levado os equipamentos para outros postos de saúde:
A unidade do Planalto receberá os atendimentos médicos;
A unidade do Jardim Vitória receberá pacientes para vacinação;
Unidade de Saúde de Família Paineiras é interditada após identificação de problemas estruturais em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Administrações anteriores
A EPTV tentou contato com as administrações municipais dos ex-prefeitos Luciano Almeida e Bajas Neves para entender a situação que se mantém há mais de seis anos, segundo os pacientes. Mas a afiliada não teve retorno por conta da mudança das assessorias.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.