05 colônias próximas à Curitiba para conhecer com a família

Férias em Curitiba são uma oportunidade perfeita para explorar novos lugares e se conectar com a diversidade cultural do Paraná. O estado, marcado por fortes influências de diferentes ondas de imigração, abriga uma série de colônias que preservam tradições, gastronomia e arquitetura típicas. 

Confira 05 colônias próximas a Curitiba para mergulhar na cultura e nas paisagens encantadoras.

Colônias Murici e Mergulhão

Colônia Murici em São José dos Pinhais. Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais.

Colônia Murici em São José dos Pinhais. Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais.

Localizadas em São José dos Pinhais, as colônias Murici e Mergulhão oferecem um resgate da tradição e cultura rural paranaense. Conhecidas por suas paisagens naturais, as regiões são ideais para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. O local se destaca por suas feiras de produtos coloniais, igrejas históricas, restaurantes e cafés coloniais com pratos típicos da culinária local. Para quem quer diferenciar a visita, o local também hospeda campos de morango que permitem a colheita da fruta. O acesso às colônias pode ser feito pelas rodovias BR-376 e BR-277, em direção ao litoral.

Colônia Faria

Colônia Faria em Colombo. Foto: Liza Strapasson/Reprodução Facebook Colônia Faria.

Colônia Faria em Colombo. Foto: Liza Strapasson/Reprodução Facebook Colônia Faria.

Considerada a maior colônia italiana no Paraná, a Colônia Faria abriga chácaras, vinícolas, museus e memoriais, e restaurantes rurais com comida típica. A região preserva a arquitetura tradicional italiana, que desembarcou no local junto com os imigrantes ao final de 1877. A colônia fica a 20 km de Curitiba, em Colombo, e pode ser acessada tanto pela Linha Verde, quanto pela BR-116.

Colônia Witmarsum

Museu da Colônia Witmarsum Foto Reprodução Instagram

Museu da Colônia Witmarsum. Foto: Reprodução Instagram.

A cerca de uma hora de Curitiba, um refúgio alemão se encontra no coração da cidade de Palmeira. A Colônia Witmarsum é repleta de experiências culturais e gastronômicas para os visitantes conhecerem. Entre os atrativos do local, estão vinícolas, chocolaterias artesanais, cervejarias, museus e chalés para quem deseja prolongar a visita. Além disso, um grande campo de lavanda e girassóis chama a atenção para quem passa pelo local. O acesso para a Colônia Witmarsum pode ser feito através da BR-277 e BR-376 sentido Ponta Grossa.

Rota Holandesa

Lavandário Het Dorp. Foto: Reprodução Instagram.

Lavandário Het Dorp. Foto: Reprodução Instagram.

Situada nos Campos Gerais, a  Rota Holandesa paranaense permite que o visitante conheça um pedacinho da Holanda sem sair do estado. As cidades de Castro e Carambeí hospedam belezas naturais com influências do país europeu, trazida pelos imigrantes no início do século XIX. Os principais atrativos da região ficam para o moinho de Castrolanda, réplica em tamanho original do moinho “Woldzigt”, o Museu Parque Histórico de Carambeí, que se destaca por ser a céu aberto, e o maior lavandário do Paraná, Het Dorp. O acesso às cidades pode ser realizado através da BR-376, com cerca de 2h30 de viagem.

Colônias Polonesas

Passeio de Balão em Campo Largo. Foto: @darlan_nitz.

Passeio de Balão em Campo Largo. Foto: @darlan_nitz.

As colônias polonesas de Campo Largo são um tesouro cultural e histórico, situadas a cerca de 30 km de Curitiba. Com suas igrejas de madeira, capelas e casas típicas, o local preserva a arquitetura e as tradições trazidas pelos imigrantes no final do século XIX. Além do cenário encantador, os visitantes podem desfrutar de pratos tradicionais da culinária polonesa, trilhas para caminhadas, museus e eventos culturais que celebram a herança dos primeiros colonos. O cicloturismo também é muito incentivado, com infraestrutura específica para quem prefere curtir um passeio sob as duas rodas. O acesso às colônias pode ser feito pela BR-277 e pela Rodovia do Café.

O post 05 colônias próximas à Curitiba para conhecer com a família apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.