Ampliação do metrô até o viaduto Beatriz, em Contagem, ainda é avaliada

A ampliação da linha 1 do metrô até o viaduto Beatriz, em Contagem, na Grande BH, ainda está em discussão. Os detalhes do projeto foram revelados pelo BHAZ, em outubro de 2024.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Estamos fazendo estudos para apresentar ao Governo do Estado. Estes estudos avaliam a viabilidade técnica e econômica desta expansão”, comentou Cláudio Andrade, presidente da Metrô BH, concessionária que administra a via.

O local previsto está no encontro da avenida João César de Oliveira com a Via Expressa de Contagem.

Ela será uma extensão da Estação Novo Eldorado, que já tem projeto para construção aprovado. Caso a proposta avance, Contagem passará a ter três paradas do metrô, com um aumento de cerca de 15 mil passageiros.

Construção da Linha 2

Na manhã desta sexta-feira (7), o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, o presidente da Metrô BH e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitali, visitaram o canteiro de obras da Linha 2, em construção.

No encontro, os gestores alinharam detalhes operacionais do projeto, já que os trilhos do metrô serão construídos ao lado da linha de carga da VLI e da MRS. De acordo com Vitali, não há previsão de paralisação do transporte de cargas durante as obras.

“Tem muita logística nisto que precisa ser mantida. Também há um cronograma para atendimento à população de Belo Horizonte em relação à expansão do metrô. Então, vamos consorciar os interesses para manter tudo dentro da expectativa de todos.

Segundo Cláudio Andrade, por enquanto, o calendário está dentro do previsto. Assim, as duas primeiras das sete estações da Linha 2 devem ser inauguradas 2026. O sistema vai ter fase de testes, mas a operação oficial deve começar em 2028.

“Um ponto importante é que a gente está antecipando em quase dois anos a entrega dos novos trens. São 24 composições que já estão em fabricação. A primeira deve chegar já em 2026. As últimas chegarão entre o final de 2026 e 2027”, detalhou.

A nova rota terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

A Nova Suíça terá conexão com a Estação Gameleira, da Linha. Ela e a Amazonas serão as primeiras a serem entregues.

“Aqui na Estação Amazonas, já terminamos a parte de terraplanagem e estamos na etapa de fundação, que vai ser finalizada em breve. Na semana que vem, a gente já começa a entrar com os pré-moldados. A obra tem caminhado a todo vapor”, comentou o secretário Pedro Bruno.

O post Ampliação do metrô até o viaduto Beatriz, em Contagem, ainda é avaliada apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.