Retorno de Investimento é a dor de cabeça do líder de TI com a Inteligência Artificial

Os gastos com Inteligência Artificial vão triplicar este ano em relação ao ano passado, mas há desafios críticos pela frente, entre eles, lacunas na preparação organizacional e retornos financeiros incertos, revela o estudo Lenovo CIO PLaybook 2025, feito em parceria com a IDC. Abaixo, os pontos mais relevantes do estudo.

Comprovando o ROI: a maior barreira

Embora a maioria dos casos de uso de Inteligência Artificial tenha atendido às expectativas dos negócios, comprovar o retorno desses investimentos permanece um desafio — o risco financeiro e o ROI incerto são classificados como as maiores barreiras para a adoção da IA globalmente.

Essa tensão é amplificada por uma desconexão entre o crescente investimento em IA e as dúvidas generalizadas entre os tomadores de decisão sobre seu valor. Apesar da projeção de aumento nos gastos com IA, os tomadores de decisão de negócios não são unânimes em seu otimismo quanto ao seu impacto.

O CIO Playbook revelou que 37% da gerência permanece cética em relação à IA, enquanto aproximadamente 9 em cada 10 entrevistados que adotaram IA, em sua maioria profissionais de TI, afirmam que a IA atendeu às suas expectativas. Isso destaca uma divisão significativa entre o potencial ilimitado da IA e a confiança dos negócios.

Adoção da IA Generativa acelera

Os líderes de TI esperam que a IA represente quase 20% dos orçamentos de tecnologia em 2025, impulsionada pela adoção acelerada de casos de uso de IA Generativa. Embora apenas 11% das empresas estejam usando aplicativos com tecnologia GenAI atualmente, espera-se um aumento de quase quatro vezes neste número, chegando a 42% no próximo ano. As áreas de operações de TI, desenvolvimento de software e marketing devem apresentar o maior nível de aplicativos GenAI.

Superando os desafios de preparação organizacional

A pesquisa também revela diversos desafios de preparação organizacional. Embora as questões éticas e os vieses em IA e aprendizado de máquina tenham sido citados como os aspectos mais complexos ou arriscados da IA, mais de metade das empresas globais não têm uma política de Governança, Risco e Conformidade (GRC) de IA em vigor.

Para obter os ganhos de produtividade promissores com agentes e assistentes de IA, as organizações também devem treinar e aprimorar as habilidades da equipe, modernizar os sistemas de TI para integrar essas ferramentas de forma eficaz e estabelecer processos organizacionais que ajudem a navegar no uso ético e responsável dessas ferramentas.

Qualidade dos dados: um fator crítico de sucesso

O Relatório também destaca a importância fundamental da qualidade dos dados na entrega de uma implementação de IA bem-sucedida. Garantir a soberania e a conformidade dos dados e a disponibilidade de dados de qualidade foram citados como os fatores mais importantes em implementações bem-sucedidas, enquanto as falhas de IA são causadas mais frequentemente por problemas de qualidade dos dados, custos de TI e integração da IA com os sistemas e processos existentes. Para esse fim, 33% dos entrevistados afirmam que suas organizações desenvolverão recursos de gerenciamento de dados nos próximos 12 meses.

Parcerias qualificadas são essenciais

Apesar da urgência em avançar as agendas de IA, as empresas reconhecem que não podem fazer isso sozinhas e a falta de expertise qualificada é o motivo mais comum para não investir em IA. O acesso a parceiros com fortes capacidades de IA continua sendo um dos fatores mais importantes na implementação bem-sucedida da IA.

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