Em meio à seca prolongada, racionamento é realidade em pelo menos 3 cidades de Minas Gerais

A estiagem prolongada e as altas temperaturas afetam a disponibilidade de água nos mananciais de captação utilizados pela Copasa, comprometendo, assim, o abastecimento em três cidades do estado. De acordo com a companhia, Lavras, Prata e São Gonçalo do Sapucaí já enfrentam a necessidade de racionamento.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A Copasa informa que “opera suas captações dentro dos limites outorgados pelas instituições competentes e sob a regulação das agências do setor”. Vale lembra que o racionamento ocorre em meio às decisões tomadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), de restringir o acesso à captação de água em várias bacias hidrográficas do estado.

Monitoramento e ações emergenciais

A Copasa informou que monitora diariamente os mananciais e, ao longo do ano, realiza estudos sobre novas fontes de abastecimento para aplicar soluções técnicas e operacionais. Entre as medidas emergenciais já implementadas estão o uso de caminhões-pipa e a perfuração de poços profundos para tentar minimizar os impactos da escassez.

A companhia pede ainda a colaboração da população. A empresa solicita o uso racional da água, alertando para o risco do desperdício.

Medidas para evitar o desperdício:

  1. Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
  2. Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
  3. Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada;
  4. Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
  5. E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!

O post Em meio à seca prolongada, racionamento é realidade em pelo menos 3 cidades de Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.