Polícia Civil encontra animais em situação precária em área onde homem foi preso por maus-tratos


No dia 10 deste mês, suspeito foi detido após denúncia do Ministério Público de São José do Rio Pardo (SP). Equipes retornaram ao local na quinta-feira (20) e flagraram outras irregularidades. Polícia encontra animais em situação precária em área onde homem foi preso por maus-tratos em São José do Rio Pardo (SP)
Prefeitura de São José do Rio Pardo
Equipes da Polícia Civil e da prefeitura retornaram na quinta-feira (20) ao Jardim São Bento, em São José do Rio Pardo (SP), onde um homem foi preso por maus-tratos no dia 10 deste mês, e encontraram mais animais vivendo em situação precária.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Cães, porcos, pássaros e galos estavam sendo criados de forma irregular em uma área utilizada para armazenagem e separação de materiais recicláveis sem autorização da prefeitura.
No início do mês, quando homem foi preso, a polícia e a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, por meio do setor do Bem-Estar Animal, constaram que dentro de uma pequena baia havia cinco cães de grande porte. Nesta quinta, as equipes encontraram dois deles no mesmo local.
Homem é preso por maus-tratos em São José do Rio Pardo
Segundo o boletim de ocorrência, familiares do homem que foi preso não souberam informar o paradeiro dos outros três. Em relação às fêmeas (uma rottweiler e uma mestiça de fila-brasileiro), ambas estavam em pequenas baias, com privação total de água e comida, sendo que a rottweiler aparentava estar doente.
As equipes também encontraram baias suspensas com 11 galos e galinhas em situação de confinamento, com privação de luz e mobilidade, além de estarem sem água e com alimentação escassa.
No local, também foram encontrados quatro porcos, igualmente sem água e comida, sendo que um deles apresentava diversos ferimentos severos e debilitantes. Em reunião com veterinários, decidiu-se pela eutanásia desse animal devido à sua condição degradante.
Em gaiolas sujas e sem água, penduradas nesse espaço, foram encontrados 12 pássaros.
LEIA TAMBÉM:
DENÚNCIA: homem é preso por maus-tratos a cães em São José do Rio Pardo
VÍDEO: cão abandonado é alimentado por vizinhos em janela quebrada após tutor em Vargem Grande do Sul
DEBILITADO: lobo-guará é resgatado pela Polícia Ambiental em Santa Cruz das Palmeiras
Ferro-velho
Polícia encontra animais em situação precária em área onde homem foi preso por maus-tratos em São José do Rio Pardo (SP)
Prefeitura de São José do Rio Pardo
Ainda no ferro-velho, havia dezenas de miolos de transformador com cobre queimado, três motores de veículos com numeração parcialmente ilegível e três veículos abandonados, sem que ninguém soubesse informar a quem pertenciam ou por que estavam no local.
Questionado sobre os achados, um menor de idade afirmou ser proprietário dos pássaros e dos motores de carro, alegando que eram de veículos antigos de sua posse. Sobre os demais animais e os fios de cobre queimado, disse que pertenciam a seu pai, que não compareceu ao local.
O menor foi conduzido à delegacia onde prestou declarações na companhia de sua responsável legal. Após os procedimentos cabíveis, foi liberado mediante assinatura do competente termo pela responsável.
A operação foi acompanhada pelo Centro de Controle de Zoonoses, que identificou ainda focos com larvas do mosquito da dengue no local, o que gerou uma preocupação ainda maior com a saúde pública.
Segundo a prefeitura, todos os animais resgatados foram encaminhados para cuidados adequados, e o material será removido, com a área sendo desativada.
Polícia encontra animais em situação precária em área onde homem foi preso por maus-tratos em São José do Rio Pardo (SP)
Prefeitura de São José do Rio Pardo
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.