Bloco Chama o Síndico desfila hoje no Centro de BH; veja mudanças no trânsito

O bloco Chama o Síndico desfila nesta quarta-feira (26), no Centro de BH, e traz o tom da semana mais quente do Carnaval na capital mineira. O grupo se concentra às 18h, na Afonso Pena, mas o trânsito na região terá alterações a partir das 17h.

Veja a programação completa de blocos do Carnaval de Belo Horizonte

Segundo a PBH, parte do bloco descerá da Praça da Liberdade pelas avenidas João Pinheiro e Álvares Cabral até a Afonso Pena, na altura da entrada do Parque Municipal. Essas vias (João Pinheiro e Álvares Cabral) serão fechadas parcialmente, no sentido Centro.

O cortejo segue pela avenida Afonso Pena até a Praça Sete. O encerramento do bloco está previsto para às 22h, com dispersão às 23h.

Confira as vias fechadas durante o desfile do Chama o Síndico:

  • Avenida Afonso Pena com Rua Pernambuco
  • Avenida Afonso Pena com Rua dos Tupinambás
  • Rua São Paulo com Avenida Afonso Pena
  • Avenida Amazonas com Rua dos Tamoios
  • Avenida Carandaí com Alameda Ezequiel Dias

Como acompanhar o trânsito de BH durante o Carnaval

As intervenções no trânsito para os desfiles estão disponíveis nos aplicativos Waze e Google Maps, com rotas alternativas para evitar trechos bloqueados, margeando os locais da folia. É possível ver a programação das interdições no Waze Events para todos os dias de Carnaval na capital.

Bloco Chama o Síndico

O renascimento do Carnaval de rua de BH possibilitou a criação de uma grande diversidade de blocos, que atendem aos mais variados gostos. Quem gosta de Tim Maia e do Jorge Ben Jor também tem vez na folia do Carnaval BH 2025 nos desfiles do bloco Chama o Síndico.

Em 2010, durante a efervescência do Carnaval de BH, diversos músicos e grupos culturais tinham uma ideia para colocar em prática. No caso do Chama o Síndico, os amigos fundadores queriam homenagear os ícones da MPB Tim Maia e Jorge Ben Jor.

Naroca, a cofundadora do bloco, conta ao Guia BHAZ que tudo começou como uma brincadeira entre amigos e o meio musical no qual ela estava inserida. “Eu já fazia parte desse contexto porque eu já tocava percussão no Maracatu, no Trovão das Minas e no grupo Frito na Hora”.

“Aí veio o bloco da Alcova Libertina, em 2011, juntaram os percussionistas de cada grupo e nesse momento de reflorescimento do Carnaval, todo mundo estava com essa ideia de criar blocos novos”, completa Naroca.

Brincadeira política

A vontade de ter um bloco de Carnaval também passou por um objetivo político. “Fundamos o bloco como uma brincadeira de amigos e também participando do movimento político de ocupar as ruas de BH com um Carnaval de luta, democrático, de esquerda, levantando essas pautas todas”, conta a cofundadora.

A percussionista criou o conceito do Chama o Síndico junto com Mateus Rocha, o vocalista. Amigos dos fundadores se juntaram à ideia, e, aos poucos, o bloco foi se formando. O nome apareceu como um ponto de convergência entre os dois cantores homenageados.

“O Tim Maia era conhecido como síndico, e tem uma musica do Jorge Ben que chama ‘W/ Brasil (Chama o Síndico), em que ele faz uma homenagem ao Tim Maia. Esse nome une os dois”, explica Naroca.

Primeiros passos do bloco

A primeira vez do Chama o Síndico nas ruas de Belo Horizonte foi em 2012. Ele saía da Praça da Liberdade e seguia até o Viaduto Santa Tereza, no Centro. O bloco desfilava na quarta-feira à noite, antes do Carnaval. À época, o cortejo reunia cerca de 60 mil pessoas na avenida Afonso Pena.

Com o passar do tempo, o Chama o Síndico optou por se apresentar em novos locais e horários, e já chegou a fazer o cortejo na Pampulha, durante o dia.

No início dos trabalhos do bloco, o grupo de fundadores se reunia na Casinha Espaço Cultural, no Barro Preto. “A gente tem muito carinho por esse espaço, a história do Chama o Síndico é ligada à história da Casinha, mas à medida que o projeto foi crescendo, tivemos que ir para lugares maiores”.

Repertório do Chama o Síndico

No repertório, o bloco não poderia deixar de tocar as músicas dos homenageados. “A gente faz releituras trazendo os ritmos afro-brasileiros, ritmos de rua, como maracatu, ijexá, marchinhas, samba, reggae, funk e também mesclando com o funk soul, que é o estilo popularizado no Brasil pelo Tim Maia”. 

Para Naroca, o diferencial do bloco é o pioneirismo musical no Carnaval de BH pelo fato de tocarem músicas específicas. Nesse meio, o Chama o Síndico se aventura bastante no pop. “O Carnaval de BH tem muitos grupos fazendo um trabalho interessante, e o mais bonito é a coletividade, é a somatória dos trabalhos”.

A homenagem a Tim Maia e a Jorge Ben Jor é apenas um dos fatores que fazem o bloco estar entre os maiores do Carnaval de BH. A qualidade musical oferecida pela banda faz com que o bloco tenha seu diferencial.

Bloco Chama o Síndico

  • Horário: 18h
  • Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro (em frente ao Palácio das Artes)

O post Bloco Chama o Síndico desfila hoje no Centro de BH; veja mudanças no trânsito apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.