Três regionais de BH seguem em alerta para risco geológico forte

A Defesa Civil de Belo Horizonte atualizou, nesta terça-feira (25), o alerta de risco geológico forte na capital. Além das regionais Noroeste e Oeste, agora o Barreiro também segue em alerta para ocorrência de deslizamento de terra e erosões no solo, até a próxima quinta-feira (27).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Diante do risco geológico, a Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a uma série de indícios: trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estufados, estalos.

Recomendações

  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.

Deslizamento

Na madrugada desta terça-feira (25), deslizamentos de terra assustaram moradores da Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para ocorrências envolvendo escorregamento de taludes e danos a residências.

A Defesa Civil de Belo Horizonte foi acionada para atender um deslizamento de encosta em um terreno vago na rua Chaparral, por volta das 3h da manhã. O incidente comprometeu uma escada de acesso a outras residências, isolando duas moradias e afetando quatro moradores, que foram encaminhados para a casa de familiares. O deslizamento também atingiu os fundos de uma casa na rua da Passagem, danificando a porta de acesso.

Pouco tempo depois,  o Corpo de Bombeiros recebeu outro chamado sobre vítimas ilhadas em uma residência. No entanto, ao chegarem ao local, os militares constataram que os moradores já estavam em segurança. A suspeita é de que um vazamento em uma tubulação tenha contribuído para o escorregamento do talude. A Copasa foi acionada para interromper o abastecimento de água na área. Não houve feridos e os imóveis vizinhos não sofreram danos.

BHAZ entrou em contato com a Copasa e em nota informou: A Copasa informa que foi acionada na madrugada desta terça-feira (25/03) após o deslizamento de terra que ocorreu na rua Chaparral, no bairro Marçola. Prontamente, a equipe realizou o fechamento do registro de água em apenas um trecho da rua. Ainda não é possível identificar o que ocasionou o deslizamento, por isso, equipes técnicas da Companhia estão no local e uma perícia será realizada na tarde desta terça-feira.

Emissão de alerta

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

O post Três regionais de BH seguem em alerta para risco geológico forte apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.