Lula publica vídeo nas redes esclarecendo que governo não vai taxar transferências via Pix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), explicando que as mudanças anunciadas pela Receita Federal para fiscalizar transações financeiras não representam um aumento na tributação das transferências via Pix.
“Tem uma quantidade enorme de mentira desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix”, frisou o presidente.
“O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. E como eu acredito no pix. E acredito no governo, pq nós não vamos taxar de forma nenhuma. Quem falar que o governo vai taxar está mentindo”, prosseguiu.
A Receita Federal informou que, a partir deste mês de janeiro, ampliou a fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. Na prática, o órgão passou a receber os dados de operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento.
As novas normas geraram preocupação nos consumidores, que temiam vazamento de dados ou aumento de tributação. No entanto, não há risco de aumento de impostos ou de acesso indevido a informações pessoais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.