100 anos de história: Santa Cruz é o clube de futebol amador mais antigo de Tatuí ainda em atividade


O clube começou oficialmente em 1925, no campo em volta de indústrias têxteis do bairro que leva o mesmo nome do time. Os jogadores eram os próprios operários. Jogadores do Santa Cruz Futebol Clube em campo, no dia 11 de agosto de l966
Arquivo pessoal
Completar 100 anos de história é um marco importante para qualquer clube, ainda mais quando se trata do time amador mais antigo e ainda em atividade de Tatuí (SP). Fundado em 25 de janeiro de 1925, o clube Santa Cruz chega ao centenário mantendo viva a paixão e a tradição do esporte mais praticado no país.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
José Norbal, de 69 anos, representou o Santa Cruz como lateral direito na década de 1970 e 1980. A história do ex-jogador com o time continuou mesmo após o atleta pendurar as chuteiras.
“Ocupei cargos na diretoria e fui presidente por três mandatos, nos anos de 1980 e 1990. Atualmente, faço parte do Comitê de Organização do Centenário do Santa Cruz Futebol Clube”, contou.
“As responsabilidades são colocadas e a gente vai assumindo, se envolvendo e quando percebe, faz parte da história de uma instituição que é patrimônio da cidade. Acaba sendo tudo muito gratificante.”
Em uma foto de 1974, José Norbal tinha 19 anos e aparece em pé, do lado esquerdo, ao lado do então presidente do clube Euclides Ferreira Junior. “O registro feito foi em comemoração ao título de Campeão Amador de Tatuí em competição pela Liga Tatuiana de Futebol (LITAFU)”, relembrou.
Foto do time Santa Cruz tirada em 1974, em comemoração ao título de Campeão Amador de Tatuí em competição pela Liga Tatuiana de Futebol (LITAFU)
Arquivo pessoal
Mas a história do clube, relembrada pelos admiradores, já tinha começado em 25 de janeiro de 1925, a partir do interesse dos operários da fábrica têxtil e de tecelagem em se tornarem jogadores, com incentivo do Juvenal de Campos Filho, sócio proprietário da Companhia de Fiação de Tecelagem.
Na época que o time surgiu, fazia apenas 31 anos que a primeira bola de futebol havia chegado em solo brasileiro, trazida pelo esportista Charles Miller (1874-1953) e era uma forma de oferecer lazer aos trabalhadores e moradores de Tatuí.
Anos depois, em 1974, a então prefeita Chiquinha Rodrigues atendeu um pedido do clube e, com apoio de Deolindo Venancio Diniz e do Menotti de Campos, o Santa Cruz conquistou o terreno onde foi construído o campo de futebol e se tornou sede do time.
Fã de carteirinha, José Claudio de Sales, de 76 anos, recorda dos momentos já vivido com o time. “Torço para o Santa Cruz desde a minha infância, fui jogador e parei para formar a nossa torcida.”
“Saber que o time completa 100 anos é muito bom! Fico na praça, em frente ao campo, recordando da trajetória”, afirmou o fã.
Santa Cruz é o clube de futebol amador mais antigo de Tatuí
Acervo/Santa Crus F. C
Celebração do centenário
Marcos Fernandes de Lima, atual presidente do Clube Santa Cruz, reforça a importância das comemorações ao time. “Para que as pessoas que ajudam a manter a instituição sintam se estimuladas a continuar”, afirmou.
Assim como recebe apoio, o Santa Cruz também realiza ações sociais com cerca de 200 crianças e adolescentes da região, principalmente com aqueles em situação de vulnerabilidade social, a partir das categorias de base.
“Com ajuda de pessoas e comerciantes, oferecemos um café da manhã antes do início dos treinamentos, material esportivo para aqueles que não conseguem comprar e a atenção dos treinadores e coordenadores na vida escolar dos meninos”, comentaram o presidente do Comitê e do Clube.
Atual equipe da categoria de base do Santa Cruz Futebol Clube
Arquivo pessoal
‘O Santa Cruz é o clube do meu coração’
Como forma de celebrar os 100 anos do time, um comitê foi criado, no qual José Norbal é o presidente, com diferentes eventos que contam a história do Santa Cruz, desde documentários a exposições.
Uma dessas homagens contou com apoio da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e alunos do curso de Produção Fonográfica da Fatec, que produziram e regravaram o hino do Santa Cruz.
“O Renato Bandel, coordenador do Conservatório e os professores realizaram esse trabalho maravilhoso com os músicos, finalizado pelos alunos da Professora Luana, do curso de produção fonográfica, que ficou sensibilizada com o projeto”, destacou José Norbal.
As atividades de comemoração ao centenário estão previstas para serem realizadas entre os 20 e 25 de janeiro, como “Semana Verde”, simbolizando ao cor destaque do Santa Cruz. O calendário será divulgado em breve pelo Comitê de Organização.
Clube centenário que continua fazendo história
Arquivo pessoal
Veja mais notícias g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.