Governo de MG avalia auxílio para moradores afetados por chuva em Ipatinga

Moradores de Ipatinga, no Vale do Aço, que foram afetados pelas chuvas, poderão receber um auxílio do Governo de Minas Gerais. A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema (Novo), que viajou para a cidade e realizou uma coletiva de imprensa junto ao prefeito Gustavo Nunes (PL) nesta segunda-feira (13).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Estou levando a solicitação. Estaremos avaliando hoje. Até amanhã, no máximo, vamos solicitar uma ajuda a essas famílias. Com certeza faremos alguma coisa. Assumo esse compromisso”, garantiu o governador.

Zema também afirmou que o governo está avaliando uma ajuda, por meio de uma linha de crédito, a micro e pequenas empresas. O objetivo é que os empreendedores possam recompor o estoque perdido e voltar a operar.

Além do governo, a Prefeitura de Ipatinga também anunciou que pagará um salário a pessoas que tiveram prejuízos provocados pela chuva e cumpram os requisitos sociais estipulados por lei. “A Prefeitura de Ipatinga estará depositando um salário mínimo a essas pessoas para ajudá-las a reestabelecer o cotidiano, o dia a dia”, explicou Nunes.

Vítimas identificadas

Subiu para 10 o número de mortos após o temporal que atingiu Ipatinga na madrugada desse domingo (12). De acordo com Zema, todas as vítimas já foram identificadas. Entre elas estão crianças, homens e mulheres, com idades entre 5 e 78 anos. Uma mulher de 36 anos também morreu em Santana do Paraíso, que fica a 14 km de Ipatinga.

Ainda segundo o governador, o número de pessoas desalojadas e desabrigadas já soma 220 nas duas cidades. Zema afirmou que essas pessoas já estão recebendo o apoio necessário.

Situação de emergência

A Defesa Civil de Ipatinga disse que a cidade passou por “oito horas ininterruptas de chuva forte” de sábado (11) para domingo (12). Segundo o órgão, o volume de água atingiu 204 mm em apenas uma hora só no bairro Betânia. 

O Corpo de Bombeiros registrou 58 chamados por causa do temporal, incluindo bloqueios de vias relacionados à destruição de pistas, desabamentos e riscos de deslizamentos. Após isso, o Executivo decretou estado de emergência durante 180 dias.

Lagoa transborda e peixes ‘nadam’ no asfalto

Peixes foram vistos “nadando” no asfalto após a lagoa do Parque Ipanema, em Ipatinga, no Vale do Aço, transbordar devido às fortes chuva que atingem a cidade nos últimos dias.

A cena chamou a atenção de quem passava pelo local: “Aí, pessoal, vamos pescar. Para um pescadinho aqui hoje, o Parque Ipanema tá no jeito”, disse o homem que registrou a cena. (Clique aqui para ver o vídeo).

Nas redes sociais, vídeos e imagens mostram outros pontos do município que sofreram com as fortes chuvas. Ruas, avenidas e casas foram alagadas. Carros foram arrastados pela enchente. Há também relatos de quedas de árvores em diferentes bairros. (Clique aqui para ver).

O post Governo de MG avalia auxílio para moradores afetados por chuva em Ipatinga apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.