Teste: VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 – evolui em segurança e visual

VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 passa a ter faróis e lanternas em LED e mais itens de direção semiautônoma. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

A versão topo de linha do T-Cross é a única equipada com motor 1.4 turbo flex de quatro cilindros e atinge 100 km/h em 8,6 segundos com etanol. Faróis com luzes de LED proporcionam segurança juntamente com frenagem automática de emergência.

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Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – T-Cross Highline é a única versão com motor 1.4 Turbo Flex de 150 cv

Novidades são alerta de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga, assistente de saída de faixa com interferência no volante, assistente de estacionamento e câmera multifuncional compõem o pacote ADAS, que é opcional. 

O controle adaptativo de distância e velocidade e frenagem automática de emergência são de série. São seis airbags, incluindo laterais nos bancos dianteiros e de cortina. Há também controles de tração e estabilidade, assistente de partida em subida e bloqueio do diferencial.

Os freios a disco nos dois eixos imobilizam o carro em espaço de segurança. Muito eficientes.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Lanternas receberam barra de luz em LED

As linhas da carroceria do VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 estão mais atraentes com os novos desenhos do para-choque e grade, e a barra iluminada que une as lanternas traseiras. O para-choque traseiro escuro faz o carro parecer mais alto. É o salto alto do automóvel.

Por dentro, o painel central tem novo desenho e uma faixa na parte frontal para dar sensação de sofisticação e quebrar a monotonia do polipropileno escuro de boa aparência. O porta-luvas tem luz.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Acabamento interno fica devendo refinamento

O quadro de instrumentos de 10,25 polegadas é digital e configurável. A tela tátil de 10,1 polegadas do sistema multimídia se destaca no centro. O sistema multimídia é compatível com Android e Apple e conectar internet é pelo celular. Há três portas USB, sendo duas atrás, e tomada de 12 volts. 

O volante do VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 está bem dimensionado, tem boa pega, mas contraria a ergonomia com comandos diversos assim como os comandos dos vidros recuados na porta do motorista. Comandos têm boa iluminação que facilita localização noturna.

A coluna de direção regulável em altura e distância facilita encontrar a melhor posição volante. O assento tem regulagem em altura e o encosto, manual lombar. Importante para colocar a pelve em posição correta e evitar cansaço em percurso longo.

Retrovisores grandes e câmera de ré ajudam em manobra e compensam a largura excessiva da coluna C (traseira). O ar é digital de uma zona, com saída para o banco traseiro. O acabamento convence, mas sob o forro do porta-malas e no cofre do motor é no prime. Economia onde os olhos raramente alcançam.

Distância entre-eixos grande (2,65 m) proporciona bom espaço para pernas no banco traseiro, onde é preciso abaixar no acesso. Ponto negativo em ergonomia. Espaço é bom para cabeça e as dimensões do T-Cross são generosas para o ótimo espaço interno.

O porta-malas tem boa capacidade, que diminui ou aumenta a depender da posição do encosto traseiro fracionado que possibilita levar passageiros e bagagem. Isso aumenta a praticidade. A tampa é pesada e pega dupla facilita fechamento para canhoto e destro para o bem da ergonomia.

O desempenho do motor 1.4 turbo de quatro cilindros do VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 é convincente na aceleração e na retomada. A relação peso/potência de 8,7 kg/cv é baixa e favorece o desempenho. Potência e torque têm os mesmos valores com etanol e gasolina. No modo Sport, o carro é bem rápido e consome mais.

O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque tem trocas rápidas e trancos leves. Ocorre redução de marcha com a diminuição de velocidade. Trocam-se marchas no modo manual por meio de aletas no volante ou na alavanca.

VW T-Cross Highline 250 TSI 2025
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Porta-malas tem capacidade para 373 litros

O consumo de etanol na cidade variou entre 5 km/l e 6 km/l. Na estrada, com ar ligado, variou entre 10 km/l e 11 km/l. Consumo depende de vários fatores como topografia, modo de dirigir e trânsito. 

A direção está muito bem calibrada entre conforto em manobras e peso em alta sem ser comunicativa. O diâmetro de giro médio (10,9 metros) facilita manobrar. Além disso, o comprimento de 4,218 m ajuda em manobra. 

 A calibragem da suspensão é muito boa. O carro está sempre sobre controle com pouca movimentação da carroceria em curva apesar da grande altura do solo (19,4 cm), que contribui para vencer caminhos ruins na terra e no asfalto. Nem parece SUV. O T-Cross é bom de dirigir. Transfere pouco as imperfeições para os ocupantes.

Os faróis com luzes de LED iluminam muito bem, mas o facho baixo deveria ter um pouco mais de alcance. Limpadores eficientes e lavadores em spray espalham melhor a mistura água/xampu.

Entre itens de conforto e conveniência do VW T-Cross Highline 250 TSI 2025 estão acesso ao interior e partida do motor sem chave, sensor de chuva, alarme remoto, entre outros.

O pacote View é opcional: teto solar e duas luzes de leitura na dianteira custam R$ 7.560. O pacote Dark custa R$ 2.650: inclui teto e retrovisores pintados de preto, rack de teto preto, rodas aro 17 pintadas de preto e pneus que rodam com furos de até quatro milímetros.

 O pacote ADAS é composto pelo detector de ponto cego com assistente de saída de vaga, assistente de saída de faixa com interferência no volante, assistente de estacionamento e câmera multifuncional. É vendido por R$ 3.550.

 A pintura metálica custa R$ 1.750. O preço sugerido é de R$ 184.490 e com os opcionais totaliza R$ 199.990. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica VW T-Cross Highline 2025

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.395cm³ de cilindrada, turbo, flex, injeção direta, de 150 cv (etanol/gasolina) de potências máximas de 5.000 a 5.250 rpm (g) e de 4.500 rpm a 5.000 rpm (e) e torque máximo de 25,5  kgfm de 1.500 a 3.800 rpm (g) e de 1.500 a 4.000 rpm (e)
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 19,4 cm
  • Rodas/pneus
    6,5×17”de liga leve/205/55R17
  • Peso
    1.305 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    435 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,218; largura, 1,760; altura, 1,575; distância entre-eixos, 2,651
  • Capacidades (litro)
    Porta-malas, 373 a 420 (depende da posição do encosto do banco traseiro); tanque, 49; ângulos de entrada/saída/rampa (graus), 20,6/31,9/20
  • Desempenho
    velocidades máximas, 200 km/h (g) e 202 (e); aceleração até 100 km/h, 8,7 segundos (g) e 8,6 s (e)
  • Consumo (km/l)
    cidade, 11,8 (g) /8,1 (e); estrada, 14,3 (g) /9,8 (e)  

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