Chuvas em Ipatinga: Zema anuncia R$ 1 mi para assistência de atingidos e pede suspensão de contas de água e luz

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quarta-feira (15), que vai adiantar repasses assistenciais a Ipatinga, no Vale do Aço. O objetivo é garantir recursos para que a cidade possa auxiliar a população atingida pelas fortes chuvas que caíram sobre o município nos últimos dias.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

“Vamos destinar esse dinheiro para a prefeitura já que o município conhece melhor a realidade local e qual são as demandas”, detalhou o governador Romeu Zema (Novo) sobre como o montante vai ser aplicado.

O dinheiro será um adiantamento das parcelas que o estado faria à cidade pelo Piso Mineiro de Assistência Social nos próximos meses.

Zema ainda anunciou outras medidas para socorrer os atingidos. Segundo ele, o estado vai pedir às companhias de Água e Energia Elétrica que suspendam a cobrança das contas e parcelem a dívida dos afetos pelos temporais.

Linhas de crédito

O governo também solicitou ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) a criação de duas linhas de crédito ligadas a tragédias naturais.

A primeira é focada nas empresas. “Essa é para que essas empresas não tenham a operação prejudicada, que muitas perderam totalmente seus estoques”, detalhou o governador.

A outra é para destinada para prefeituras. A ideia é que usem o recurso para viabilizar a retirada de pessoas das áreas de risco.

“Estamos construindo uma proposta não só para Ipatinga, mas para toda cidade com moradia afetada ou área de risco. Toda vez que for necessário fazer investimento para retirar pessoas em das áreas de risco, o BDMG vai ter essa linha”, completou Zema.

Vistoria do CREA-MG

Nesta manhã, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) enviou cinco profissionais para Ipatinga.

Os voluntários vão avaliar imóveis e terrenos em áreas de risco. O objetivo é indicar quais áreas precisam ser interditadas. A expectativa é que o trabalho dure ao menos uma semana. Dentre os profissionais, há especialistas que atuaram nas enchentes de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e em Brumadinho, na Grande BH, após o rompimento da barragem da Vale.

A iniciativa foi uma parceria com o Governo Estadual.

O post Chuvas em Ipatinga: Zema anuncia R$ 1 mi para assistência de atingidos e pede suspensão de contas de água e luz apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.