Somando venda de carros zero km, seminovos e usados, 2024 teve os melhores números da história, segundo Anfavea
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), divulgou os dados referentes ao ano de 2024 e o balanço foi considerado positivo. Ao todo, a produção de carros no país foi de 2,55 milhões de unidades, um crescimento de 9,7% em relação a 2023, o que fez o país ultrapassar a Espanha e retomar o posto de o oitavo maior produtor de carros do mundo.
Em termos de emplacamentos, foram 2,635 milhões de unidades, um número 14,1% em relação ao ano de 2023. Nenhum grande mercado global cresceu tanto quanto o brasileiro no ano passado, que superou a média global de +2%.
LEIA TAMBÉM:
Fiat Titano 2026 será produzida na Argentina, como antecipamos em outubro de 2023
Somando carros zero km com os usados, a Anfavea reporta que 14,4 milhões de veículos leves foram comercializados, sendo este o maior resultado da história no Brasil.
“Claramente, há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente, graças às melhores condições de crédito. Se essas condições melhorarem e se houver uma política de renovação de frota, mais pessoas poderão optar por veículos 0km”, afirmou o Presidente Márcio de Lima Leite.
Exportações e importações em alta
As fabricantes brasileiras exportaram 398,5 mil veículos para outros países, e de acordo com a Anfavea, o segundo semestre e principalmente o mês de dezembro, mostram uma recuperação nas exportações, após um primeiro semestre fraco.
Nas importações, 2024 apresentou alta de 33%, tendo registrado mais de 466,5 mil emplacamentos de veículos produzidos em outros países, com destaque para os carros de origem chinesa.
“Neste ano é preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024. Temos um Imposto de Importação muito baixo para elétricos e híbridos, o menor entre países que fabricam veículos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”, explicou o Presidente da ANFAVEA.
Foto principal | Divulgação/Stellantis
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira quais são os novos motores dos furgões da Citroën, Fiat e Peugeot:
O post Indústria de carros cresce 9,7% em 2024 e Brasil se torna o 8º maior produtor mundial apareceu primeiro em Autos Segredos.