Projeto-piloto com uso de drones em patrulhamentos da PM completa três meses em Bauru; entenda como funciona


Projeto-piloto teve início em outubro de 2024 e segue em análise até o final de 2025. Os resultados devem expandir o uso da tecnologia para outras regiões do estado. Em Bauru, drone tem ajudado Polícia Militar em suas operações
Três meses após o início do projeto-piloto de policiamento com drones em Bauru (SP), a Polícia Militar avalia positivamente os resultados da nova tecnologia, que tem ajudado a prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Implementado em outubro de 2024 pelo 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o projeto também está em andamento em outras cidades paulistas como Osasco, São Paulo e municípios do litoral.
De acordo com o tenente Bruno Rafael da Silva, subcomandante da 3ª Companhia da PM em Bauru, o uso de drones veio para complementar as estratégias de policiamento existentes e fortalecer a atuação preventiva.
“A Polícia Militar não pode ficar para trás em relação às tecnologias disponíveis. Esse novo programa busca integrar nossas forças para trazer a percepção de segurança para toda a população e prevenir crimes, que é nossa missão principal”, explica.
Polícia Militar inicia projeto-piloto de policiamento com drones em Bauru
Gabriel Pelosi/TV TEM
O trabalho com drones em Bauru já tem gerado resultados práticos. Uma das ocorrências mais recentes foi registrada no Jardim Ouro Verde, onde o equipamento detectou movimentações suspeitas que indicavam tráfico de drogas.
“Durante o patrulhamento preventivo, percebemos uma movimentação que gerou suspeita. Solicitamos o apoio das equipes em solo e, na abordagem, conseguimos identificar que realmente se tratava de uma situação de tráfico de drogas. O material foi apreendido e o infrator foi conduzido à delegacia”, relata o tenente.
Três meses após a implantação, PM avalia de forma positiva uso de drones para reforçar patrulhamento em Bauru
TV TEM/Reprodução
Operação do projeto
A equipe de operação do drone é composta por, no mínimo, dois operadores responsáveis por direcionar o equipamento e coletar as imagens, além de um policial que garante a segurança da equipe, já que a atenção está totalmente voltada para o controle da tecnologia.
“Utilizamos o drone principalmente para o patrulhamento preventivo, mas também em ocorrências como roubos e captura de procurados pela Justiça. Além disso, ele nos permite realizar levantamentos contínuos, que ajudam a manter a ordem pública e apoiar outras modalidades de policiamento”, conta Bruno.
Além de atuar em áreas urbanas e rurais de Bauru, o projeto segue em análise até o final de 2025, quando os resultados consolidados devem indicar a viabilidade de expandir o uso da tecnologia para outras regiões do estado.
Três meses após a implantação, PM avalia de forma positiva uso de drones para reforçar patrulhamento em Bauru
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.