Gorila Bu-Bu é integrado ao zoológico de BH e já pode ser visitado

Os animais do Zoológico de Belo Horizonte acabaram de conhecer seu mais novo companheiro, o gorila Bu-Bu, que foi apresentado ao público na tarde desta quarta-feira (15). O macho, de 27 anos, estava em quarentena desde 13 de dezembro do ano passado, quando chegou à capital mineira para bateria de exames e adaptação. Agora, os visitantes já podem visitar o novo integrante do espaço.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Bu-Bu veio da Hungria, na Europa Central, como parte de uma iniciativa de conservação internacional. De acordo com a Prefeitura de BH, sua transferência tem como objetivo a reestruturação do grupo reprodutivo mantido na cidade. O gorila trará uma nova linhagem genética às fêmeas do zoológico, seguindo recomendações de um programa europeu sobre espécies ameaçadas de extinção.

Para receber o novo integrante, a PBH informou que o zoológico realizou reformas no recinto original de gorilas, adaptando-o às mais modernas normas de segurança e bem-estar animal. A estrutura foi aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e uma equipe especializada de veterinários, biólogos e cuidadores acompanhará de perto a integração de Bu-Bu ao ambiente e às demais fêmeas.

De acordo com a Prefeitura, Bu Bu chega para integrar o grupo de gorilas, que conta atualmente com as fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya. O objetivo é reestruturar o grupo após a transferência dos quatro machos: Leon, Sawidi, Jahari e Ayo. Essas ações foram necessárias porque os grupos de gorilas são formados pelo silverback (ou macho alfa), fêmeas adultas e indivíduos jovens e bebês de ambos os sexos.

A prefeitura explicou que, na natureza, ao atingir a maturidade sexual, tanto machos quanto fêmeas deixam o grupo natal por opção própria ou quando são expulsos pelo silverback. Dois dos jovens gorilas, nascidos no zoológico de BH, já haviam atingido a maturidade sexual e, com o tempo, passaram a confrontar o pai (silverback), um comportamento normal e saudável na sociedade dos gorilas, mas que poderia se tornar acentuado na presença de três fêmeas.

Conservação da Espécie

Para assegurar o bem-estar físico e mental dos animais, o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP/EAZA) recomendou que os quatro machos do Zoológico de Belo Horizonte (o pai e os três filhos) fossem transferidos para o Animália Park, o que ocorreu em maio de 2024.

A Prefeitura ressalta que o EPP/EAZA conta com grande experiência na formação de inúmeros grupos de machos dessa espécie, em vários zoológicos europeus. Sendo assim, o Zoo de BH segue as recomendações e diretrizes do programa e também da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários, que objetiva manter populações saudáveis sob os cuidados humanos, priorizando o bem-estar dos animais.

Com a proposta de continuidade do programa reprodutivo para essa espécie em Belo Horizonte, o EEP/EAZA recomendou, ainda, com base em análises genéticas e comportamentais, a transferência de um novo macho adulto proveniente da Hungria, a fim de introduzir uma nova linhagem genética junto às fêmeas mantidas no Zoo de BH, contribuindo com os esforços de conservação dessa espécie. Um dos objetivos do programa é de futuramente devolver grupos saudáveis e reprodutivos à natureza. “O Zoo de BH desenvolve um trabalho que é referência nos cuidados com os gorilas. Temos a expertise necessária e contamos com um planejamento bem feito e adequado, que já vem sendo executado com êxito. Sempre que sabemos da chegada dessa e de outras espécies, há um preparo direcionado dos recintos, da alimentação e da rotina para que esses animais sintam de forma mais amena as mudanças e tenham uma rápida e adequada adaptação, sempre tendo como premissa o seu bem-estar”, explica o presidente da FPMZB, Gelson Leite.

O post Gorila Bu-Bu é integrado ao zoológico de BH e já pode ser visitado apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.