Portugal, Espanha e Suécia lideram transição do cobre para a fibra óptica na UE

dplnews fibra optica mc240322

Leer en español

A Copper Switch-Off Tracker, ferramenta que monitora a transição das redes de cobre para as de fibra, lançada pelo FTTH Council Europe, representante das empresas de fibra óptica da União Europeia (UE), revelou que o progresso de 27 países membros UE e do Reino Unido na transição para infraestrutura de fibra está bastante avançado. 

O levantamento destaca que Portugal, Espanha e Suécia estão à frente na desativação das redes de cobre, enquanto países como Alemanha, Grécia e República Tcheca ainda dependem muito do cobre.

dplnews ftthcouncil fibraoptica mf15125
fonte/fuente oficial

A pesquisa também mostra que apenas 12 países do bloco têm planos para desligar completamente as redes de cobre, e em 8 deles, os planos são públicos enquanto os demais mantêm confidencialidade a respeito. 

O objetivo dessa transição é promover a transformação digital da Europa, reduzir o consumo de energia e os custos operacionais, contribuindo para as metas do Digital Decade da União Europeia.

Relacionado: Anacom impõe à Altice a abertura de sua rede de fibra óptica à concorrência

Dessa forma, a transição das redes de cobre para fibra óptica na UE tem sido impulsionada por diversas iniciativas e regulamentações recentes como o Regulamento Infraestruturas Gigabit (GIA), o qual visa acelerar a implantação de infraestruturas de alta capacidade e alcançar as metas de conectividade estabelecidas para 2030.

Em vigor desde 11 de maio de 2024, o GIA atualiza as regras para assegurar uma implantação mais rápida, barata e simples de redes de capacidade muito elevada. O regulamento aborda obstáculos como procedimentos caros e complexos, facilitando a transição para redes Gigabit. Espera-se que as regras sejam plenamente aplicadas até novembro de 2025, conforme divulgado pela Comissão Europeia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.