David Lynch, diretor de “Duna” e “Twin Peaks”, morre aos 78 anos

Um dos mais inovadores e surreais diretores e realizadores do audiovisual faleceu nesta quinta-feira (16/01). David Lynch, criador de produções marcantes no cinema e TV como “Twin Peaks”, revelou em 2024 sua batalha contra o câncer. O artista faleceu aos 78 anos. A notícia foi confirmada pela família nas redes sociais.

Nascido em 20 de janeiro de 1946, o norte-americano David Lynch ganhou até sua própria alcunha para o estilo de direção. O formato “Lynchiano”, tão específico de seu olhar para a sétima arte, influenciou gerações. Filmes e séries de TV combinavam elementos de violência e crítica social a interpretações surreais e cenas que remetiam a sonhos. Nos anos 1970, dirigiu seu primeiro filme, “Eraserhead”, que se tornou um clássico cult. Três anos depois, lançou “The Elephant Man”, com o qual conquistou sucesso comercial.

Lynch foi o primeiro a finalizar uma adaptação do clássico livro de ficção científica, “Duna”. O filme chegou aos cinemas em 1984, mas com uma briga entre estúdio e diretor. A produção fez alterações no longa, a ponto de David pedir para ter seu nome retirado dos créditos. Essa vontade do diretor de assumir sua própria visão de seus trabalhos, sem interferência de estúdios, viria a ser sua grande força.

“Twin Peaks”

Depois do aclamado longa “Blue Velvet”, David Lynch criou a série “Twin Peaks” ao lado de Mark Frost. Os episódios acompanhavam um agente especial do FBI investigando o assassinato de Laura Palmer, uma jovem vivendo no interior dos Estados Unidos. Durante a investigação, o agente descobria segredos dos moradores, revelando uma cidade mais sombria do que se fazia parecer. Essa dualidade colaborava com o clima de suspense que percorria os episódios, além do estilo único de direção de Lynch. A crítica ao sonho americano era visível nas camadas de subtexto trabalhadas pelo diretor. Na época, o suspense sobre quem matou Laura Palmer era o assunto mais comentado nos Estados Unidos, virando notícia e ganhando paródias, do Saturday Night Live e até da Vila Sésamo.

Depois de duas temporadas, entre 1990 e 1992, Lynch retomou a série para mais uma temporada, vinte e cinco anos depois. Os fãs de “Twin Peaks” formam uma sólida comunidade, que estimulou o diretor a retomar a história. Nesse meio tempo, lançou outros trabalhos aclamados pela crítica como “Mulholland Drive”. Também dirigiu curtas-metragens, escreveu livros e comandou uma banda.

David Lynch deixa um legado para o audiovisual e outras artes. Seu toque surreal e a importância de ter domínio da visão artística inspiraram outras gerações de artistas.

O post David Lynch, diretor de “Duna” e “Twin Peaks”, morre aos 78 anos apareceu primeiro em Curitiba Cult.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.