Grupos de Congado aderem à rede de combate à intolerância religiosa de BH

Às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou a ampliação da Rede de Espaços Sagrados Protegidos com a adesão de irmandades de Congado. Criado em 2021 para combater casos de intolerância religiosa na capital, o espaço virtual reúne autoridades de segurança e entidades religiosas e recebe denúncias relacionadas a ataques praticados contra templos.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), a Rede oferece possibilidade de acionamento por meio de um grupo de Telegram, que inclui, entre outros, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Por lá, o contato resulta no envio de uma viatura ao local para a verificação da situação. A solicitação também pode ser feita pelo telefone 153 da GCM.

Na sequência, é feito o encaminhamento do registro à Delegacia Especializada em Repressão ao Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias Correlatas da Polícia Civil. Os casos também são remetidos ao MP para as devidas apurações e responsabilizações. Atualmente, cerca de 45 Terreiros de Religiões de Matrizes Africanas aderiram a iniciativa da PBH. São templos de Umbanda, Candomblé, Catimbó, Quimbanda, entre outras.

De acordo com a Prefeitura, as irmandades de Congado que participam da Rede de Espaços Sagrados Protegidos somam, aproximadamente, 35 grupos. Por parte do município, além da SMSP, participa também a Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

Ainda segundo a PBH, desde a criação da rede, há quatro anos, nenhum dos acionamentos recebidos via Telegram chegou a configurar crime de intolerância religiosa. Todos eles tratavam “apenas de divergências de opiniões”. O BHAZ questionou o Executivo sobre a quantidade desses registros e solicitou uma fonte adequada para falar sobre o tema e esclarecer sobre o processo de apuração e conclusão desses casos.

O post Grupos de Congado aderem à rede de combate à intolerância religiosa de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.