Já são 12 dias de incêndio na Mata do Faria, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Moradores do bairro Jardins de Petrópolis temem que as chamas atinjam as residências. Na última semana, a mineradora AngloGold Ashanti, responsável pela área, disse que havia enviado brigadistas para combater o fogo.
Segundo relatos de moradores, o incêndio está chegando nas casas do Condomínio Jardim Petrópolis. Fábio Britto, coordenador da Brigada Rota MG-030, prevê que as chamas prevaleçam nos próximos dias. “O incêndio aqui está bem grande, indo para o Jardim de Petrópolis, área de difícil acesso, não dá combate”, relata Britto.
“Estamos tentando aeronave mas está difícil, não tem disponível. Estamos aqui monitorando e tem uma galera em duas frentes de incêndio dentro do Jardim de Petrópolis”, diz. Graças ao trabalho dos brigadistas, o fogo ainda não atingiu as casas. Moradores registraram a fumaça gerada pelo incêndio:
O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta terça-feira (10), por volta das 11h35. Os militares fizeram contato com a brigada para verificar a necessidade de apoio e formas de intervenção conjuntas. A corporação reforçou que a área possui difícil acesso, e a possibilidade de envio de aeronave está sendo verificada. O BHAZ entrou em contato com a AngloGold e aguarda um posicionamento.
Moradores contratam caminhões–pipa
No dia 4 de setembro, a empresária Fernanda Godinho, moradora da região, relatou à reportagem que os moradores têm se mobilizado junto com a brigada Rota MG-030 para apagar os dois incêndios. Ao todo, foram contratados quinze caminhões–pipa para combater chamas na Mata do Faria, que iniciou no dia 29 de agosto, e no Morro do Pires, que começou no dia 2 de setembro.
“A associação de moradores já pagou, junto com a comunidade, mais de 15 caminhões–pipa só para combater esses incêndios. Então é a gente mesmo que está nesse combate com a brigada. Foi bem perigoso, foram incêndios bem intensos, então estamos passando por um sufoco por lá”, contou a empresária.
Em nota ao BHAZ, na semana passada, a AngloGold informou que “foi comunicada sobre a ocorrência de focos de incêndio na área conhecida como Mata do Faria, em Nova Lima, e que, nesta quarta-feira (04/09), enviou brigadistas para o combate às chamas no local”.
Conforme a mineradora, “a equipe realizou um sobrevoo de drone na região e verificou que as chamas estavam localizadas em área de mata fechada, em um ponto central e distante de residências e sem possibilidade de acesso seguro, o que impossibilitou o combate pelos brigadistas”.
O post Incêndio na Mata do Faria, na Grande BH, chega ao 12° dia e preocupa moradores apareceu primeiro em BHAZ.